Eletromiografia

Exercícios multiarticulares – É suficiente para treinar Bíceps Braquial?

Please log in or register to do it.

Exercícios multiarticulares, como por exemplo a puxada alta produz baixa atividade eletromiográfica do bíceps braquial.

Leia também: Puxada alta na polia tracionar a barra na frente ou atrás cabeça

Por que somente realizar exercícios multiarticulares não é suficiente para treinar com eficiência bíceps braquial?

Durante a execução do exercício de puxada alta ou até mesmo as remadas, ocorrem movimentos na articulação do ombro e também na articulação do cotovelo. Todavia, o foco atencional do praticante durante esses exercícios deverá ser no movimento da articulação do ombro, ou até mesmo no trabalho do latíssimo do dorso, que é o músculo principal a ser trabalhado. Diante disso, o movimento de flexão do cotovelo, que ocorre na fase concêntrica do movimento, deverá ocorrer em virtude do movimento de extensão produzido na articulação do ombro. Ou seja, como o úmero se articula com o rádio e ulna, ao “deslocar” o úmero para baixo, como ocorre nas puxadas, ou para trás como ocorre nas remadas, ao cotovelo irá flexionar advindo da ação no ombro.

Exercícios_multiarticulares_treino_de_bíceps_braquial

Diante do descrito acima, se espera uma baixa ativação dos flexores do cotovelo, dentre eles o bíceps braquial. Analisando a literatura científica, Mannarino et al., (2020) ao realizar um estudo comparando os ganhos de hipertrofia do bíceps braquial, ao realizar a remada unilateral vs rosca de bíceps, observaram maiores ganhos hipertróficos, praticamente o dobro ao realizar o exercício específicos para bíceps.

Portanto, este estudo, mostra que não se pode esperar ganhos significativos para um músculo, ao executar somente um exercício ao qual o mesmo não é o agonista, isto é, o principal musculo a ser trabalhado.

Diante disso, qual a tomada de decisão?

Independente do grupo muscular a ser treinado, pensando em maximização dos ganhos hipertróficos ou até mesmo de força muscular, é importante que se aplique nas sessões de treino, exercícios específicos ao qual esse músculo é agonista.

Leia também: Puxada alta frontal – Quais os músculos estabilizadores?

Por exemplo, para deixar mais claro essa linha de raciocínio, buscando maximizar o trabalho do bíceps braquial, aplicar exercícios ao qual se produzida resistência contra o movimento de flexão do cotovelo. Assim, rosca direta, scott, entre outros exercícios são uma estratégia efetiva.

Exercícios_multiarticulares_treino_de_bíceps_braquial

Analisem a vídeo aula!!!

Supino reto com barra curvada (cambered) produz menor ativação muscular
Negativa de Front Lever - Como realizar?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *