Exercício de Prancha – Ocorre ativação dos eretores da espinha?

Please log in or register to like posts.
Vídeo

Na última vídeo aula na série eletromiografia, observamos que ao realizar uma contração isométrica do reto abdominal ocorria uma contração de magnitude e intensidade similar dos eretores da espinha. Este fenômeno na fisiologia é denominado de co-contração.

Porém, será que está co-contração também ocorre ao executar o exercício de prancha abdominal?

A resposta é não, ou seja, a ativação dos eretores é mínima. Pois como durante o exercício de prancha o indivíduo está posicionado com o corpo horizontalizada em contato com o solo, a força gravitacional age sobre todo o corpo com o intuito de realizar uma hiperextensão da coluna vertebral. Para que isso não venha a ocorrer o reto abdominal assessorado por oblíquo interno e externo serão acionados de forma isométrica para manter a coluna vertebral em posição estática.

Portanto, se os eretores da espinha viessem a contrair de forma intensa, iriam acentuar a tendência de hiperextensão da coluna vertebral. Assim, como não se deseja produzir esse movimento, ocorre a inibição dos mesmos. Desta forma, este cenário justifica a ativação baixa.

Treino_em_foco_prancha_abdominal_eletromiografia_ativação_muscular

Mas, e se o indivíduo mudar a posição de execução da prancha ocorre alguma alteração?

Existem algumas formas de executar o exercício de prancha, entre elas uma que é ao realizar com o contato do antebraço no solo que é denominada de tradicional, e uma outra que é sem ter o contato dos antebraços no solo (imagem abaixo).

Treino_em_foco_prancha_abdominal_eletromiografia_ativação_muscular

Com a mãos no solo, identificamos que a ativação do reto abdominal é menor em relação a execução tradicional. Já a ativação dos eretores da espinha ou coluna mantiveram-se entre as duas variações uma ativação extremamente baixa. Por sua vez, a ativação do latíssimo do dorso é semelhante entre as duas variações do exercício de prancha abdominal.

Assim, pensando do ponto de vista prescritivo para um indivíduo que está iniciando na execução do exercício de prancha abdominal, e portanto pode apresentar um nível de força da musculatura abdominal menor, talvez iniciar com a execução somente com as mãos no solo, poderá ser interessante. Pois com esta variação a ativação muscular foi um pouco menor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *