Você conhece o desafio do gol, trave ou travessão?

Please log in or register to like posts.
Vídeo

A atividade física lúdica do desafio do gol, trave ou travessão é uma excelente estratégia para retirar os indivíduos do sedentarismo e motivá-los a praticar atividades ou exercícios físicos.

treino_em_foco_desafio_gol_trave_travessão_meio_de_campo

Muitos indivíduos que encontram-se em um estado de pleno sedentarismo procuram a pratica de atividade ou exercícios físicos após a orientação do seu médico, pois muitos encontram-se com sobrepeso ou até mesmo obesidade. Entretanto, como todos nós sabemos para busca do emagrecimento é necessário a realização de treinamento sistematizado. Com essa pratica (treinamento sistematizado visando o emagrecimento) muitos indivíduos após um período de realização podem entrar em um estado de desmotivado e estresse psicológico. Esse cenário (estresse psicológico e desmotivação) pode estar atrelado ao longo período de inatividade física eles encontravam-se. Dessa forma, esses motivos citados podem ser os maiores responsáveis pelo abandono da prática das atividades ou exercícios físicos.

Diante disso, uma estratégia para não “perder” esse indivíduo novamente para o sedentarismo é o personal trainer utilizar como estratégia para motivá-lo a pratica de atividade físicas lúdicas em um esporte que esse indivíduo goste de praticar. Por exemplo se o mesmo goste de praticar o esporte futebol, uma estratégia interessante é realizar atividades físicas lúdicas em um campo utilizando o implemento bola, como o desafio do gol, trave ou travessão. Essas atividades físicas lúdicas podem ser realizadas para substituir alguns dias de treinamento sistematizado. Porém, é importante salientar que a pratica dos treinos sistematizados e periodizados juntamente com uma dieta adequada é importante para potencializar o emagrecimento.

No vídeo de hoje apresentaremos para vocês seguidores como realizar a atividade física lúdica denominada de desafio do gol, trave ou travessão.

De que forma a atividade física lúdica do desafio do gol, trave ou travessão pode auxiliar um indivíduo que deseja iniciar com pratica de atividades ou exercícios físicos?

A atividade física lúdica do desafio do gol, trave ou travessão pode ser utilizada como uma atividade para motivar um indivíduo que encontram-se em um estado de sedentarismo a ingressar na pratica de atividade ou exercício físico.

Por exemplo, imaginemos que você (profissional de Educação Física) tenha um avo, tio, tia, pai ou até mesmo mãe (familiar) que encontra-se em um estado de sedentarismo. Diante disso, esse seu familiar (avo, tio, tia, pai ou mãe) apresenta um alto grau de sobrepeso, ou seja, já está quase chegando em um nível de obesidade. Dessa forma, após realizar a consulta periódica em seu médico o profissional (médico) indica que esse seu familiar inicie uma dieta alimentar e ingresse em um programa de atividades ou exercícios físicos para potencializar o gasto energético, obviamente visando o emagrecimento. Recebido essa informação seu familiar vai à procura de um nutricionista. Realizado o programa alimentar (dieta) o próximo passo indicado pelo seu médico é iniciar a pratica de atividade ou exercícios físicos.

Dessa forma, você (profissional de educação física) prescreve uma programação de treinamento sistematizado, ou seja, um microciclo, mesociclo e macrociclo de treinos visando a execução de métodos e exercícios que potencializem o emagrecimento. Com isso, inicia-se a dieta e o programa de treinamento sistematizado.  Após duas semanas de treinamento, seu familiar lhe informar que devido ao seu grande tempo inativo começou a sentir-se desmotivado para realização do treinamento sistematizado e, ainda informa que está pensando em parar com a pratica dos exercícios físicos. Diante disso, você (profissional de educação física) deverá buscar alguma alternativa para motivar esse seu familiar a continuar com os exercícios.  Dessa forma, você lembra que esse seu familiar gosta de praticar o esporte futebol.

Com isso você (profissional de Educação Física) comunica ao seu familiar que irão realizar em alguns dias de treinamentos sistematizados atividades físicas lúdicas utilizando o implemento bola de futebol. Diante disso, para motivar e manter o seu familiar com a pratica de atividades ou exercícios físicos você realiza com ele (familiar) a atividade física lúdica do desafio do gol, trave ou travessão. Dessa forma, você (profissional de educação física) estará evitando que esse seu familiar em questão entre novamente em um estado de sedentarismo.

treino_em_foco_desafio_chute_no_gol_trave_travessão

O que é a atividade física lúdica do desafio do gol, trave ou travessão?

Para realizar o desafio do gol, trave ou travessão, o indivíduo deverá posicionar a bola de futebol no centro do campo, ou seja, dentro do grande círculo central do campo. Na sequência deverá ser executado um chute com a bola parada em direção ao gol. Caso o indivíduo com o chute acertar o gol somará um ponto. Já se o indivíduo acertar a trave somará dois pontos e, por fim caso acerte o travessão somará três pontos.

Diante disso, ao final de por exemplo cinco chutes soma-se os pontos realizados e obviamente vence o desafio do gol, trave ou travessão o indivíduo ou a dupla que obter o maior número de pontos.

desafio_chute_no_gol_trave_travessão_treino_em_foco

Como foi realizado o desafio do gol, trave ou travessão do Treino em Foco?

Como descrito acima o chute deve ser realizado do meio campo e, caso a bola entre no gol ganha-se um ponto, na trave dois pontos e no travessão três pontos. Como realizado no primeiro desafio que foi do chute no travessão, esse desafio do Treino em Foco foi realizado em duplas. Lembrando que as duplas são: professor João e Jefferson vs acadêmicos Kayus e Jéssica.

No desafio do gol, trave ou travessão do Treino em Foco foi estipulado que cada integrante da dupla poderia executar cinco chutes. Dessa forma, venceria o desafio a dupla que somasse o maior número de pontos.

Qual foi o resultado do desafio do gol, trave ou travessão do Treino em Foco?

A dupla professor João e Jefferson obtiveram cinco pontos, já a dupla Kayus e Jéssica somarão ao final dos 10 chutes nove pontos. Ou seja, a dupla vencedora do desafio do gol, trave ou travessão foi Kayus e Jéssica.

desafio_chute_do_meio_do_Campo_gol_trave_travessão

Já que o desafio do gol, trave ou travessão foi último, como ficou o placar geral dos desafios do Treino em Foco?

A dupla professor João e Jefferson venceram os desafios da altinha ou embaixadinha e do chute cego, já a dupla Kayus e Jéssica venceram o desafio do chute no travessão e o desafio do gol, trave ou travessão. Diante desses resultados apresentados, a série de desafios do Treino em foco ficou empatada, com duas vitórias para cada dupla.

Seguidores, não percam o vídeo de hoje e conheça a atividade física lúdica do desafio do gol, trave e travessão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *