Chute cego é uma atividade física lúdica que pode ser realizada visando a descontração e relaxamento do seu cliente na academia ou de um atleta.

treino_em_foco_atividades_físicas_lúdicas_chute_cego

No decorrer de um treinamento sistematizado visando por exemplo emagrecimento, desenvolvimento de força muscular, hipertrofia, resistência muscular geral ou localizada e até mesmo potência muscular o seu cliente poderá em algum momento sentir desmotivado e estressado psicologicamente e fisiológica em virtude das cargas de treinamento. Diante dessa situação muitos clientes de personal param imediatamente com a exercitação física, com isso entrando no sedentarismo. Uma forma de evitar que isso ocorra (entrada no sedentarismo) e buscando a descontração e redução do estresse fisiológico e psicológico buscando a motivação desse cliente é realizar atividade física lúdicas por um período ou por uma ou duas sessões no lugar no treinamento sistematizado. Uma posposta de atividade física lúdica é o chute cego, aonde o indivíduo executará uma atividade física (exercitação física) em forma de brincando. Com isso auxiliando na redução do estresse fisiológico e psicológico.

Desmotivação, estresse psicológico e fisiológico também podem ocorrer em atletas de diferentes modalidades esportivas. Essa situação citada ocorre em virtude das dose de cargas de esforço sistematizadas para a melhora no rendimento do atleta. Dessa forma, em algum período o atleta pode sentir-se estressado e desmotivado. Com isso diminuindo seu rendimento e seu resultados nas competições. Diante disso, uma forma de diminuir o estresse desse atleta e evitar que entre no sedentarismo é realizar atividade física lúdicas como por exemplo o chute cego, dentre outras, visando a descontração e relaxamento. Proporcionando um período de recuperação psicológica e fisiológica desse atleta.

No programa de hoje apresentaremos para vocês seguidores como realizar e qual o resultado, ou seja, qual a dupla vencedora do desafio do chute cego.

Como as atividades lúdicas como o desafio do chute cego podem ajudar o seu cliente de personal trainer?

As atividades físicas lúdicas tem como principal objetivo proporcionar momentos de descontração e relaxamento para você ou para um cliente seu de personal trainer e até mesmo para atletas de alto rendimento.

Imaginemos que você seja um personal trainer e esteja desenvolvendo um treinamento sistematizado específico para um cliente. Entretanto, no decorrer das semanas de treinamento você percebe que seu cliente começou a diminuir sua motivação com a pratica, ou seja, ele (cliente) não está mais com a dedicação e motivação que encontrava-se no início do programa de treinamento. Dessa forma, você (personal trainer) questiona o seu cliente sobre o que está o levando a desmotivação. Então ele (cliente) o informa que começou a sentir-se desmotivado e extremamente estressado devido a prática desse treinamento sistematizado, com isso não conseguindo obter mais evoluções nas valências biomotoras de força muscular, resistência ou hipertrofia muscular.  Ainda o informa que está pensando em parar com o treinamento.

Diante dessa situação o você (personal trainer) busca alterar a dose de carga de esforço do treinamento, introduzindo diferentes sistemas de treinamento nas sessões. Porém, mesmo assim o seu cliente insiste em afirmar que encontra-se ainda desmotivado. Dessa forma, um alternativa e proposta do Treino em Foco é realizar com esse cliente alguma atividade físicas lúdicas nos dias que ele realizaria o treinamento sistematizado. Imaginemos ainda que esse seu cliente gosta de praticar a modalidade esportiva de futebol. Com isso uma alternativa seria realizar atividade física lúdicas que utilizassem o implemento bola do esporte futebol. Dessa forma, uma proposta série realizar o desafio do chute cego. Pois essa é uma atividade lúdica que poderá ser realizada em um campo e utilizando o implemente o bola de futebol. Essa estratégia proporcionará um trabalho de descontração e relaxamento para seu cliente. Um ponto importante a ser salientado é que o mesmo estará realizando uma exercitação física, com isso fugindo do sedentarismo.

desafio_treino_em_foco_chute_cego_atividades_físicas_lúdicas_

De que forma as atividades lúdicas como o desafio do chute cego podem auxiliar no treinamento de um atleta?

Como todos sabemos as sessões de treinamento de um atleta seja ele de qualquer modalidade esportiva buscando a melhora da sua performance (desempenho) são extremamente desgastante do ponto de vista fisiológico e psicológico. Diante disso, muitos atletas podem em algum determinado momento da periodização do seu treinamento entrar em um estágio de estresse psicológico e fisiológico de desmotivação. Com isso obviamente ele (atleta) não conseguirá melhorar a sua performance. Consequentemente o seu rendimento nas competições será prejudicado. Visualizando essa situação o treinador buscará alterar as doses de carga de esforço (volume e intensidade) das sessões de treinamento buscando diminuir o estresse psicológico e fisiológico e desmotivação de seu atleta. Entretanto, mesmo com essa estratégia o atleta não responde positivamente, ou seja, ainda informa ao seu treinado que encontra-se desmotivado e estressado.

Diante dessa situação uma saída como apresentado anteriormente no texto é realizar uma atividade físicas lúdicas com esse atleta. Uma alternativa se esse atleta goste também de praticar a modalidade esportiva de futebol é realizar entre outras atividades físicas lúdicas o desafio do chute cego. Ou seja, dessa forma o treinador está expondo o seu atleta a uma grau de exercitação física, obviamente em menor volume intensidade do que ele está habituado, mais estará evitando com que seu atleta entre no sedentarismo, pois a maioria dos atletas quando sentem-se estressados com o treinamento sistematizado param totalmente com a prática. Essa parada total certamente provocará um forte efeito de destreinamento nas valências biomotoras mais importantes para esse atleta.

Então, o desafio do chute cego pode ser uma estratégia para aplicar em algumas sessões de treinamento de atletas que encontram-se estressado psicologicamente e fisiologicamente.

treino_em_foco_chute_cego_atividades_físicas_lúdicas_desafio

Como foi realizado o desafio do chute cego do Treino em Foco?

Como visualizado no primeiro programa as duplas foram sorteadas, ou seja, as duplas são: Professor João e Jefferson vs Kayus e Jéssica. Para o desafio do chute cego as duplas foram mantidas.

Para realizar o desafio do chute cego um integrante da dupla terá que vendar os olhos. Em seguida o outro integrante da dupla deverá rodar o indivíduo que está com os olhos vendados sete vezes. Imediatamente, o indivíduo que não está com os olhos vendados deverá guiar verbalmente o indivíduo com os olhos vendados ao encontro da bola e, em seguida posicioná-lo para que ele realize o chute para o gol.  Logo após a realização do primeiro integrante o outro integrante da dupla colocará à venda e realizará o mesmo procedimento executado pelo seu companheiro de dupla. Em seguida os integrantes da outra dupla deverão realizar o mesmo procedimento descrito acima.

Dessa forma, a dupla vencedora será a que conseguir realizar o maior número de gols.

chute_cego_atividades_físicas_lúdicas_treino_em_foco

Qual o resultado do desafio do chute cego do Treino em Foco? E como está o placar dos desafios?

No desafio do chute cego a dupla vencedora foi Professor João e Jefferson com dois gols a um.  Com essa vitória no desafio do chute cego a dupla Professor João e Jefferson somou duas vitórias (desafio da altinha ou embaixadinha e do chute cego) contra um vitória da dupla Kayus e Jéssica (desafio do chute no travessão).

desafio_chute_cego_treino_em_foco_atividade_física_lúdica

Seguidores, não percam o vídeo de hoje e saiba como realiza e de que forma a atividade física lúdica do chute cego pode auxiliar seu cliente na academia ou um atleta.