Chute no travessão é uma atividade física lúdica interessante para realizar por exemplo com um cliente da academia ou com atletas de diferentes modalidades esportivas  que encontra-se desmotivado com o treinamento sistematizado.

treino_em_foco_desafio_chute_no_travessão

É comum muitos praticantes ou atletas de diferentes modalidades esportivas em algum momento da periodização do treinamento sentir-se desmotivado e esgotado com o treinamento sistematizado aplicado. Diante desse cenário, o atleta ou praticante seja ele de fisiculturista, praticante recreacional de musculação, corredor, nadador, ciclista entre outras modalidades não consegue evoluir nas valências biomotoras específicas exigidas em cada esporte. Dessa forma, o técnica ou personal trainer buscará introduzir diferentes métodos ou formas de aplicação do treinamento (alterando volume e intensidade das sessões de treinamento) buscando com isso motivar o atleta ou praticante e com isso a constante evolução do mesmo.

Entretanto, mesmo assim esse atleta ou praticante não evolui. Diante dessa situação e para evitar que esse atleta ou praticante venha a parar com os exercícios físicos, uma estratégia interessante é realizar sessões de atividades físicas lúdicas. Por exemplo, realizando brincadeiras em outros esporte que o atleta ou praticante goste. Por exemplo, se ele (praticante ou atleta) gosta de praticar o esporte futebol uma estratégia é realizar uma sessão de atividade física lúdica realizando o desafio do chute no travessão. Dessa forma, estaremos realizando um trabalho de descontração e relaxamento nessa atleta ou praticante. Com isso evitando que ele venha parar com a prática física e entre no sedentarismo.

No vídeo de hoje apresentaremos para vocês seguidores como realizar uma atividade física lúdica para você ou para seu cliente (caso você seja, personal trainer) buscando retirar a monotonia dos treinamentos, porém mantendo a exercitação física. E hoje iniciaremos essas séries de programas apresentando o desafio de chute no travessão.

Qual o objetivo dessa série de programas que inicia hoje com o desafio de chute no travessão?

A ideia principal dessa nova série de programas do Treino em Foco é realizar algo não muito sério, ou seja, apresentar para vocês seguidores formas ou maneiras de realizar atividades físicas lúdicas. Dessa forma, essas atividades físicas lúdicas tem como principal objetivo descontrair e relaxar você, ou um cliente seu da academia ou até mesmo para atletas de diferentes modalidades esportivas como: natação, atletismo, futebol, voleibol e handebol entre outras modalidades, pois muitas vezes esses atletas encontra-se “enjoados” dos treinamentos específicos para essas modalidades esportivas. Com isso tornando-os desmotivados.

Então, se você seguidor é marombeiro de academia, corredor e quer realizar uma atividade para descontrair, ou seja, sair da rotina o Treino em foco apresentará para vocês formas de atividades físicas lúdicas para sair da sua rotina de treinamento e, principalmente sem deixar de realizar uma exercitação física evitando que o sedentarismo.

chute_no_travessão_treino_em_foco_atividade_física_lúdica

Como as atividades físicas lúdicas podem ajudar você, seu cliente de personal trainer ou até mesmo atletas de diferentes modalidades esportivas a seguir no treinamento sistematizado?

É muito comum alguns praticantes de várias modalidades esportivas como Treinamento Resistido com Pesos (TRP) ou musculação ou até mesmo praticantes de corrida em algum momento “enjoar” dos treinamento sistematizados. Ou seja, o praticante ou atleta não sente-se mais motivado para a realização do treinamento sistematizado. Diante disso, esse atleta ou praticante, provavelmente, não terá mais evolução seja ela de força, hipertrofia muscular (no caso de um praticante de TRP) e de melhora no seu tempo de corrida, no VO2máx no caso de um corredor.

Imaginemos que você é personal trainer de um suposto cliente com as características que foi citado acima no texto e que encontra-se “enjoado”, ou seja, desmotivado para realização do treinamento sistematizado e não consegue mais evoluir. Diante dessa situação, você (personal trainer) busca diferentes métodos de treinamento (formas para alterar a intensidade e volume da sessão de treinamento) seja elas para o praticante de musculação ou praticante de corrida. Porém, mesmo assim você (personal trainer) não consegue motivar seu cliente e com isso os seus ganhos seja de força hipertrofia muscular (caso seja praticante de musculação) ou VO2Máx (caso seja praticante de corrida) não progridem mais, pois o mesmo (atleta ou praticante) narra para você que ele está estressado com o treinamento sistematizado e isso está levando-o a desmotivação.

Diante deste cenário, uma estratégia que você personal trainer pode utilizar é realizar sessões de treinamento executando atividades físicas lúdicas. É interessante que nessas sessões de atividades lúdicas você (personal trainer ) realizar brincadeiras em um esporte que o praticante goste. Por exemplo, se o praticante em questão explorado no texto goste de praticar também o esporte futebol o desafio de chute no travessão é um atividade física lúdica interessante para realizar com ele. Dessa forma, você (personal trainer) estará realizando uma atividade física lúdica para motivá-lo sem que esse seu cliente entre no sedentarismo. Pois muitos praticantes quando sentem desmotivados com a pratica de um treinamento sistematizado simplesmente param com toda a prática, tornando-se um indivíduo sedentário.

treino_em_foco_chute_no_travessão_desafio_atividade_física_lúdica

Como será realizado os programas dessa nova série do Treino em Foco que inicia hoje com o desafio do chute no travessão?

Essa nova série de programas do Treino em Foco terá a participação do Professor João Moura, professo Jefferson Sousa, do acadêmico Kayus e da atleta de futsal Jéssica Sousa (irmã do professor Jefferson). As provas ou atividades físicas lúdicas dessa série de desafios serão realizadas em duplas.

Dessa forma, foi realizado um sorteio para definição das duplas. Após o sorteio as duplas foram: professor João e professor Jefferson vs Kayus e Jéssica. Diante disso, para todas as atividades físicas lúdicas que serão realizadas nessa série de programas de desafios as duplas serão essas que foram descritas. E como comentado anteriormente a primeira atividade física do desafio é o chute no travessão.

Na sequência será descrito como foi realizado o desafio do chute no travessão.

chute_no_travessão_atividade_física_lúdica_treino_em_foco

Como foi realizado o desafio no chute no travessão?

Como comentado acima no texto para realizar o desafio do chute no travessão foram divididas as duplas (professor João e Jefferson vs Kayus e Jéssica). No desafio do chute no travessão o objetivo principal é aceitar a bola de futebol no travessão com um chute.

Para realização do chute a bola foi posicionada na linha central do campo. Dessa forma, o participante deveria realizar o chute buscando acertar não o gol, mais sim o travessão. Cada integrante da dupla poderá realizar cinco chutes alternadamente. Cada bola que tocar o travessão, contabilizará um ponto para a dupla. Diante disso, vence a dupla que acertar mais bolas no travessão.

chute_no_travessão_treino_em_foco_atividade_física_lúdica

Qual a dupla que venceu o desafio do chute no travessão?

No desafio do chute no travessão que foi o primeiro dessa série de programas a dupla Kayus e Jéssica venceu pelo placar de três a zero (3×0). Ou seja, a dupla Kayus e Jéssica acertou três bolas no travessão contra nenhum acerto da dupla professor João e Jefferson. Dessa forma, no placar geral está um a zero para dupla Kayus e Jéssica.

Lembrando, que o objetivo principal dessa série de programas é apresentar sugestões de atividades físicas lúdicas para descontração e relaxamento por exemplo do seu cliente da academia ou de atletas de diferentes modalidades esportivas que encontra-se estressados e desmotivado com a realização de treinamento sistematizado.

chute_no_travessão_treino_em_foco_atividades_fisicas_lúdicas_futebol

Seguidor, não perca o primeiro vídeo da série de desafios e conheça algumas estratégias para fugir da monotonia dos treinamento sistematizados sem deixar de praticar uma atividade física.