Desafio da altinha ou embaixadinha é uma opção de atividade física lúdica para atletas que encontram-se em estado de fadiga fisiológica e psicológico e pessoas sedentárias que estão ingressando na prática da exercitação física.

treino_em_foco_desafio_embaixadinhas_altinhas_

Com a pratica de treinamentos sistematizados muitos atletas podem em um determinado período da periodização sentir-se desmotivados e fadigados. Com isso ocorrerá estagnação na evolução das valências biomotoras, consequentemente queda no rendimento e nos resultados de competição. Ainda muitos atletas podem sentir-se tão desmotivados que chegam a parar completamente a prática da exercitação física entrando em um quadro de sedentarismo, o q eu não é interessante.  Dessa forma, uma estratégia para reduzir o estresse fisiológico, psicológico e evitar e entrada em um quadro de sedentarismo desses atletas, é realizar algumas sessões de treinamento com atividades físicas lúdicas, como por exemplo o desafio da altinha ou embaixadinha. Com isso os atletas estarão realizando uma atividade física, porém com uma menor carga de esforço proporcionando a regeneração fisiológica do mesmo em entrar no sedentarismo.

As atividades físicas lúdicas são importantes também para indivíduo sedentários que estão querendo introduzir a exercitação física em sua rotina. Porém a iniciar com treinamento sistematizados para indivíduos sedentários pode desmotivados e retira-los da pratica de atividade ou exercícios físicos. Diante disso, as atividades físicas lúdicas com esportes que esse indivíduo goste podem servir como motivação para o mesmo começar a praticar uma atividade ou exercícios físico. Logicamente após algum período para obter resultados mais consistentes será necessário a realização de treinamento sistematizados e periodizado.

No programa de hoje apresentaremos para vocês seguidores outra proposta de atividade física lúdica, que é o desafio da altinha ou embaixadinha. Essa atividade física lúdica poderá ser utilizada com atletas e com pessoas sedentárias que necessitam de uma motivação para iniciar na pratica de atividades e exercícios físicos.

Quais benefícios que atividades físicas lúdicas como o desafio da altinha ou embaixadinha podem trazer a atletas de diferentes modalidades esportivas?

Com realização de treinamento sistematizados buscando o aperfeiçoando das valências biomotoras e consequentemente de seu rendimento muitos atletas podem apresentar-se fadigados (cansados). Com isso, quanto maior a fadiga em virtude das fortes doses de treinamentos aplicadas podem ocorrer  efeitos deletérios na performance (desempenho) desses atletas como: diminuição da capacidade de coordenação, diminuição da velocidade, produção de força e consequentemente da produção de potência muscular.

Diante desse cenário os atletas não evoluem mais em seu treinamento. Ou seja, eles (atletas) não conseguem melhorar o seu rendimento, seja na valência biomotora de força, velocidade, resistência aeróbia (VO2máx ) ou potência muscular. Consequentemente os resultados em passam a ser ruins.

Dessa forma, os treinadores começam a realizar alterações na dose de carga de esforço do treinamento dos atletas, alterando o volume ou a intensidade dos treinamentos tentando buscar a evolução. Entretanto, mesmo realizando a alteração dos métodos e da dose de carga de esforço os atletas não sentem-se motivados com o treinamento e não conseguem evoluir. Diante disso, uma alternativa seria realizar um período de recuperação com esses atletas, para que ocorra recuperação dos sistemas fisiológicos. Porém, é importante que nesse período de recuperação os atletas não entrem em um estado de sedentarismo, ou seja, não venham a parar bruscamente a pratica de atividades ou exercícios físicos.

Dessa forma, uma alternativa para manter o atleta ativo, porém com uma dose de carga de esforço menor é realizar sessões de atividade físicas lúdicas, buscando diminuir o estresse fisiológico e psicológico gerado pelas altas doses de carga de treinamento. Com isso caso atleta seja de natação, maratonista, fisiculturista, velocista, atleta de voleibol ou handebol, goste também de praticar o esporte futebol uma proposta de atividade física lúdica é realizar  o desafio da altinha ou embaixadinha.  Realizando essas atividades físicas lúdicas os atletas estarão obviamente realizando uma exercitação física porém, contribuindo para a diminuição do estresse fisiológico e psicológico gerados pelos treinamentos.

treino_em_foco_desafio_embaixadinhas_altinha_atividades_físicas_lúdicas

Quais benefícios as atividades físicas lúdicas como o desafio da altinha ou embaixadinha podem trazer para pessoas sedentárias?

Muitas pessoas sedentárias não procuram a pratica de atividades ou exercícios físicos por acharem  a pratica sistematizada chata. Diante disso, uma estratégia para incentivar e motivar a pessoas sedentárias iniciarem a praticar algum tipo de exercitação física é a realização de atividade físicas lúdicas. Essas atividade podem ser realizadas com esportes que essas pessoas gostam de praticar.

Imaginemos que um indivíduo sedentário queira iniciar a pratica de exercício físico. Porém, ele fala para seu personal trainer que não gosta da praticas sistematizadas de treinamento, pois sente-se desmotivado. Entretanto, ele (indivíduo sedentário) deixa claro para seu personal trainer que gosta de praticar o esporte futebol. Diante disso, uma estratégia para o personal trainer motivar e tirar esse indivíduo do sedentarismo é realizar no início atividades físicas lúdicas utilizando o implemento bola de futebol. Uma ótima proposta para introduzir a atividade física na vida desse indivíduo é realizar por exemplo o desafio do chute no travessão ou ainda ao desafio da altinha ou embaixadinha. Pois ambas atividades físicas lúdicas utilizarão movimentos ou atos motoros que são desenvolvidos no esporte futebol. Dessa forma, essa pode ser uma estratégia para motivar esse indivíduo sedentário e com isso podendo melhorar algumas valências biomotoras, como força, coordenação motora, equilíbrio entre outras.

desafio_altinha_embaixadinha_treino_em_foco_atividades_físicas_lúdicas

Como foi realizado o desafio da altinha ou embaixadinha do Treino em Foco?

O desafio da altinha ou embaixadinha poderá ser realizado de forma individual ou em duplas. Caso o desafio seja realizado em duplas (como está sendo realizado nos vídeos) os componentes das duplas deverão trocar o maior número de passes sem deixar a bola tocar ao chão. Um ponto importante, é que cada indivíduo da dupla poderá apenas realizar dos toques na bola. Ou seja, o desafio consiste em realizar o maior número de altinha ou embaixadinha sem deixar a bola tocar o chão.

Dessa forma, torna-se vencedor do desafio o indivíduo ou a dupla que realizar o maior número de altinha ou embaixadinha. Como todos já sabem as duplas dos desafios do Treino em Foco foram definidas no primeiro programa. São elas: Professor João e Jefferson vs Kayus e Jéssica.

desafio_altinha_embaixadinha_treino_em_foco_atividades_físicas_lúdicas_desafio

Qual foi o resultado do desafio da altinha ou embaixadinha?

No desafio da altinha ou embaixadinha a dupla Kayus e Jéssica conseguiram realizar apenas nove passes. Já a dupla professor João e Jefferson conseguiram trocar 56 passes. Dessa forma, a dupla professor João e Jefferson ganharam o desafio da altinha ou embaixadinha.

Com esse resultado o placar de vitórias nos desafios está empatado, com uma vitória para cada dupla.

desafio_altinha_embaixadinha_treino_em_foco_atividades_físicas_lúdicas_brincadeira

Seguidores, não percam o vídeo de hoje e conheçam o desafio da altinha ou embaixadinha.