Como será a análise do Peitoral Maior?

Hoje a análise cinesiológica e vetorial será do músculo Peitoral Maior, porém a analise não será do movimento que ele é motor primário, que é a Adução Transversal do Ombro. Faremos a análise do Peitoral Maior no plano sagital, onde ele não é um músculos agonista primário do movimento, ou seja, do movimento de flexão do ombro que ocorrem no plano sagital.

Qual o melhor ângulo ou visão do boneco anatômico, para analisar o Peitoral Maior?

Já que realizaremos uma análise bidimensional através de vetores, devemos escolher um ângulo que favoreça nossa interpretação. Então o plano de imagem ideal para realizar a análise vetorial do Peitoral Maior, deverá ser completamente lateralizado.

Já que o enfoque da vídeo aula de hoje é analisar o Peitoral Maior, e sua movimentação no plano sagital, devemos posicionar o boneco anatômico lateralmente.

peitoral_maior_visão_sagital

Como realizar a análise vetorial do Peitoral Maior no plano sagital?

No plano sagital a articulação Glenoumeral ou do Ombro, realizará flexões e extensões do Ombro, ou seja, elevar o membro superior a frente e retrai-lo para trás, através do eixo laterolateral que se encontra no centro da articulação Glenoumeral ou do Ombro.

Na sequência aplicaremos o passo a passo, que já foi descrito nas vídeos aulas anteriores que é: devemos identificar o eixo longitudinal do seguimento ósseo, que irá se mover, no caso de hoje esse seguimento ósseo é o Úmero, então você deverá posicionar uma linha pontilhada vermelha sobre o Úmero. Na sequência identificar o músculo a ser analisado que é o Peitoral Maior, identificar o ponto de inserção que se encontra na face anterior proximal do Úmero, bem próximo a cabeça do Úmero.

A partir desse ponto será preciso optar qual a região do Peitoral Maior, que você buscará analisar. Porque temos as fibras claviculares do Peitoral Maior, que se encontram posicionadas na região superior do músculo, e as fibras esternocostais que se encontram localizadas na região inferior do Peitoral Maior, ou seja, essas regiões citadas apresentam fibras em direção e sentidos diferentes. Na análise de hoje optou-se por realizar uma análise das fibras superiores do Peitoral Maior, então após identificar origem e inserção, será posicionado o vetor resultante da parte móvel para a fixa, e seguindo o sentido e direção das fibras musculares do Peitoral Maior na sua região superior, ou seja, na face clavicular do Peitoral Maior.

Porém um ponto a ser notado é que o vetor não foi posicionado acompanhando rigorosamente o sentido e direção das fibras que se encontram próximas a clavícula, e sim, o vetor resultante foi posicionado acompanhando a saída das fibras na sua inserção sobre o úmero. Você deverá pegar o ângulo de tração sobre o seguimento ósseo que se move, ou seja, o vetor resultante deverá ser posicionado do ponto de partida das fibras musculares ou de um tendão, a partir do seguimento ósseo.

peitoral_maiaor_músculo_vetor_resultante_cinesiologia

Como traçar os componentes vetoriais, do vetor resultante de tração do Peitoral Maior?

Um componente vetorial, deverá estar perpendicular ao eixo longitudinal do seguimento ósseo, esse é o componente vetorial que produzirá efetivamente movimentação da peça óssea a partir do eixo laterolateral.

Verificaremos também que existe outro componente vetorial, que está localizado paralelamente ao eixo longitudinal do seguimento ósseo. Esse componente vetorial tem por característica impulsionar, o úmero para cima. Imaginando que vocês estejam realizando um exercício e a carga, ou quilagem utilizada, está impulsionando o Úmero para baixo como em uma rosca direta, então o Peitoral Maior em suas fibras superiores ou claviculares, realizam um trabalho isométrico estabilizadora, ou seja, esse componente vetorial paralelo ao eixo longitudinal será um entre outros componentes vetoriais de outros músculos adjacentes, que efetuará a estabilização da articulação Glenoumeral, impedindo que o úmero venha sofrer uma movimentação agressiva para baixo, então esse componente vetorial paralelo é coaptado da articulação, quando a articulação apresenta uma carga que produza uma depressão que empurre o Úmero para baixo.

 

peitoral_maior_componentes_vetoriais_cinesiologia

Qual o movimento que o componente vetorial que está perpendicular ao eixo longitudinal produzirá na articulação Glenoumeral ou do Ombro?

Perceberemos que o componente vetorial que está perpendicular ao eixo longitudinal, já que ele é motor, produzirá um movimento rotatório para frente da peça óssea Úmero, sobre o eixo laterolateral.

Esse movimento rotatório para frente que é produzido por esse vetor é chamado de, flexão do Ombro, que ocorre no plano sagital, e tem o eixo laterolateral. Então o Peitoral Maior também tem a função motora, embora não como motor primário, mas tem uma capacidade de produzir a flexão Glenoumeral ou do Ombro, juntamente com o motor primário Deltoide na parte anterior.

peitoral_maior_vetor_resultante_músculo

Então seguidor, não perca a vídeo aula de hoje, e tire todas as suas dúvidas sobre a análise vetorial Cinesiológica do Peitoral Maior.