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Como iniciar o Handstand ou parada de mão?

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O Exercício de Handstand que também é conhecido como Parada de mãos é muito utilizado na Calistenia e outras modalidades. Especificamente na Calistenia busca-se um movimento mais “limpo” e rígido na posição.

O que é preciso para realizar de forma correta o Handstand?

A execução na calistenia do Handstand, ou parada de mão, deverá ser o mais verticalizado e rígido possível. Assim, para isso, é necessário que o praticante realize um ótimo fortalecimento tanto de músculos da região anterior como também posterior do corpo.

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Para isso, existem alguns exercícios que devem ser feitos como por exemplo a canoinha e o superman.  Por exemplo para fortalecer os músculos da região anterior do corpo, parece ser interessante realizar o exercício canoinha. Por outro lado para fortalecer e condicionar os músculos da região posterior, o exercício de superman pode ser uma alternativa interessante.

Um ponto importante a salientar é que dentro desses exercícios é necessário que o profissional venha a realizar uma progressão de carga para que o cliente evoluía seu nível físico ao longo do tempo. Uma vez identificado que o cliente já apresenta um bom condicionamento físico, o profissional já pode iniciar a aplicação do exercício de Handstand ou parada de mão.

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Como iniciar o Handstand ou parada de mão?

Como é um exercício onde o praticante se encontrará de cabeça para baixo, e portanto não sendo uma posição natural, é necessário progressividade durante a aplicação do mesmo. Diante disso, introduzir o exercício aplicando primeiramente a parte iniciar o exercício é uma estratégia interessante. Pois é muito comum que nesta fase o praticante em virtude de não conseguir controlar o centro de massa ainda de forma efetiva, desloque a massa corporal muito posteriormente e isso leva a um desequilíbrio e possível queda. Assim, iniciar até um ponto em que o corpo começa se deslocar para frente.

Um ponto importante a salientar neste momento é que neste primeiros graus de execução o praticante deverá manter uma ótima ativação da região anterior do corpo para que o mesmo (corpo) se desloque como um bloco rígido. Para isso, a posição da canoinha deverá ser realizada.

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