A não demarcação dos pontos de medidas pode reduzir a acurácia dos resultados da avaliação antropométrica.

Treino_em_foco_avaliação_antropométrica_morfológica

Para realizar uma avaliação antropométrica e morfológica do aluno/cliente é necessário que o avaliador siga de forma rigorosa os procedimentos avaliativos. Ou seja, necessita que realiza da forma mais acurada, a demarcação dos pontos de medida, pinçamento da dobra, colocação adequada e leitura do adipômetro. Como pode-se notar a avaliação antropométrica não é algo tão simples e qualquer descuido por parte do avaliador irá gerar um resultado incoerente, e consequentemente toda o planejamento de treino tende a ser também inadequado. Portanto, neste texto será descrito alguns pontos importantes no momento da demarcação dos pontos de medidas que é o primeiro passo para obtenção dos valores de espessura das dobras cutâneas.

Como realizar de forma adequada a demarcação dos pontos de medidas?

O avaliador deverá ter em mente que esse talvez seja o ponto mais importante da avaliação antropométrica. Ou seja, imaginemos que a demarcação sendo realizada de forma inadequada todos os procedimentos a seguir serão equivocados e consequentemente o resultados da avaliação e prescrição também.

Diante disso, é de suma importância que o avaliador tenha um bom conhecimento anatômico e domine as distancias ao qual as demarcações deverão ser realizadas. Além disso, ter em mente em qual direção e sentido a demarcação deverá ser realizada é também importante. Por exemplo, a demarcação do ponto subescapular tem um direção e sentido totalmente antagônica a demarcação da região da coxa medial.

Outro ponto importante, é que o avaliador deverá utilizar uma caneta ou um marcador ao qual a marcação não venha a “sumir” muito rápido. Como será necessário pelo menos realizar duas medidas em cada ponto, sendo que deve-se medir todos os pontos e depois retornar e realizar a segunda medida em um ponto especifico, utilizar uma caneta com boa marcação é primordial. Hoje em dia, ao adquirir um adipômetro algum já incluem uma caneta especifica para realizar a demarcação.

O avaliador ou o avaliado deve-se movimentar no momento da demarcação?

O Treino em Foco entende que durante esse passo da avaliação é o avaliador que deve-se movimento ao redor do avaliado para as demarcações. Assim, o avaliado deverá se manter o mais imóvel possível para que não venha de alguma forma atrapalhar na acuracidade da obtenção dos valores de espessura das dobras cutâneas por exemplo.

Treino_em_foco_avaliação_antropométrica_morfológica

Não demarcar os pontos de medidas pode aumentar a probabilidade de erro?

O Treino em Foco entende que sim, pois entendemos que fica muito difícil o avaliador ter certeza que está pinçando e mensurando a dobra cutânea no ponto ao qual foi protocolo para ser realizado. Portanto, por mais experiencia que o avaliador tenha nesta prática é indispensável que realize as demarcações dos pontos de medidas.

Alunos analisem a vídeo aula!!!