Medidas de dobra cutânea para avaliação antropométrica

Please log in or register to like posts.
Vídeo

 

Você REALIZA avaliação antropométrica?

Você sabe EXECUTAR CORRETAMENTE as medidas de dobra cutânea, na avaliação antropométrica?

Quer APRENDER as técnicas para efetuar corretamente a medida das dobras cutâneas?

 

No vídeo de hoje EXPLICAREMOS para vocês como efetivamente executar as medidas de dobra cutânea na avaliação antropométrica. No vídeo ANTERIOR mostramos e ensinamos como realizar a DEMARCAÇÃO dos pontos anatômicos ou antropométricos, já realizaram o treinamento de leitura do Adipômetro, já treinaram o MANUSEIO do aparelho, então agora precisamos fechar as duas coisas, ou seja, MANUSEAR o Adipômetro, e com as dobras que já estão previamente demarcadas efetivamente EXECUTAR as medidas de dobras cutâneas, para avaliação antropométrica.

 

No momento da avaliação antropométrica, o AVALIADOR deverá rodar ao redor do seu cliente ou aluno para realizar as medidas de dobras cutâneas, e não ficar movimentando o CLIENTE.  A primeira medida de dobra cutânea que iremos executar no vídeo é a SUBESCAPULAR, ou seja, SEGUIREMOS a mesma sequência da demarcação dos pontos anatômicos para a medida da dobra cutânea. Lembrando que a dobra cutânea Subescapular é medida no sentido OBLÍQUO, um cuidado especifico é: cuidar para não colocar os dedos indicadores e polegar, que são os dedos aonde você formará a dobra cutânea, não COLOCA-LOS exatamente na intersecção das duas linhas, porque se você colocar o dedo polegar e indicador na INTERSECÇÃO das duas linhas, no momento de posicionar o Adipômetro para fazer a medida, ele acaba ficando fora do PONTO IDEAL de medida.

Então a partir do ponto de INTERSECÇÃO das duas linhas, deverá ser posicionada a haste de medida do Adipômetro, você deverá PINÇAR a dobra cutânea com o dedo indicado e polegar UM CENTÍMETRO acima da intersecção das linhas. Após pinçar com os dedos, você DESTACARÁ a dobra cutânea, ai sim colocará o Adipômetro, e EFETUAR a medida da dobra cutânea na avaliação antropométrica. Lembrando que a ABERTURA que você terá que dar ente os dedos, dependerá do TAMANHO da dobra cutânea. Um outro ponto IMPORTANTE é o seguinte: você pinçará a dobra cutânea um centímetro acima da interseção das linhas, destacará a dobra cutânea, na sequencia posicionará o Adipômetro, ele não poderá ficar de forma CONTORCIDA sobre a dobra cutânea, ou seja, deverá acompanhar o SENTIDO  da dobra cutânea que foi demarcada, tomar cuidado também para não  ficar TORCENDO o Adipômetro para um lado e para o outro, pois isso gerará ERRO de medida da dobra cutânea, levando você a erro na avaliação antropométrica.

 

A sequência IDEAL é: pinçar um centímetro acima da interseção da linhas, destacar a dobra cutânea, colocar as hastes do Adipômetro sobre a intersecção das linhas, SOLTAR a haste móvel deixando a mola agir PRESSIONANDO a dobra cutânea, NÃO SOLTAR OS DEDOS, depois da leitura você retirará o Adipômetro, você deverá ainda estar PINÇANDO a dobra cutânea com os dedos, e só depois soltar o pinçamento da dobra cutânea.

 

Então seguidor, NÃO PERCA a vídeo aula de hoje, e saiba como REALIZAR a medida CORRETAMENTE da dobra cutânea na avaliação antropométrica.

 

 

 

 

4 comments on “Medidas de dobra cutânea para avaliação antropométrica

  1. ola professor!!muito boa a video aula, gostaria de saber como e feito o calculo agora

    • Olá Fagner,

      De posse dos dados antropométricos os mesmos devem ser colocados em equações preditivas do percentual de gordura. Existem várias equações para diferentes públicos. No momento terá que buscar livros que demonstrem essas equações. Sugiro buscar pelo professor Edio Luiz Petroski, este professor doutor apresenta livros que demonstram estas equações. Eu também tenho um livro que apresenta estas equações, verifique no menu dos meus livros.

      Espero te ajudado, abraço.

  2. ola professor! gostaria que o senhor fizesse um video sobre análise de execução do agachamento.
    desde já obrigado.

    • Olá Gilson,

      Estamos preparando para 2013 material de dicas de treino e certamente iremos abordar o agachamento. Obrigado pelo sugestão e acompanhe-nos que iremos abordar esse exercício.

      Abraço.

      Prof. Dr. João Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *