Assimetria Muscular

Como corrigir assimetria muscular de Peitoral Maior?

Please log in or register to like posts.

Você apresenta assimetria muscular na região do Peitoral Maior?

Quais os fatores que podem levar a ocorrência de uma assimetria muscular no peitoral maior?

Obviamente existem alguns fatores que podem levar a ocorrência de assimetria muscular no peitoral maior. Poderá ocorrer em virtude de um fator genético, ou seja mesma o aluno/cliente realizando um treinamento adequado e equilibrado para o peitoral maior, assim mesmo ainda é possível identificar que por exemplo o peitoral do lado direto é maior que esquerdo, ou vice versa. Outro fator que também pode levar esse cenário (assimetria muscular) poderá ser alguma lesão que o aluno/cliente venho a sofrer e com isso produziu um certo grau de assimetria em um determinado lado do peitoral maior. Ainda, a execução inadequada dos exercícios também poderá levar a um déficit no peitoral. Por exemplo, alguns alunos/cliente não conseguem ter consciência corporal suficiente e técnica para realizar de forma simétrica um supino ou até mesmo um voador. Assim, vem a produzir uma ação muscular mais intensa em um determinado lado do peitoral. Isto é mais raro, porém poderá ocorrer.

Por fim, ainda pode-se visualizar alguns alunos/clientes que apresentam forma diferentes do peitoral. Isso mesmo, por exemplo o lado direito do peitoral maior tem um formato mais arredondado e o outro mais quadrado.

Diante desses possíveis fatores que podem levar a assimetria muscular no peitoral maior, qual poderia ser a tomada de decisão do profissional?

Inicialmente, é importante que o profissional venha a identificar qual o fator causa que está levando a ocorrência dessa assimetria muscular. Caso identifique que esta ocorreu em virtude de um fator genético ou em virtude de uma lesão passada, a aplicação de trabalhos unilaterais poderá ser uma estratégia interessante. Ou seja, o aluno/cliente executa o exercício bilaterais da sessão de treino, como por exemplo, supino, crucifixo entre outros e após realiza um trabalho adicional de forma unilateral. Por exemplo, poderá realizar no crossover o exercício de adução unilateral do ombro.

Assim, caso a maior assimetria esteja na região medial do peitoral executar com a polia na altura do ombro seria interessante. Por outro lado, caso a assimetria esteja maior na região inferior do peitoral executar esse exercício realizando a adução levando o úmero em direção as costelas podem ser mais interessante. Por fim, caso a assimetria seja maior na região superior do peitoral executar o exercício com uma flexão do ombro na polia pode ser interessante.

No entanto, caso a assimetria seja por desenho e não por um déficit muscular a execução de trabalhos unilaterais, ou seja, adicionais para o lado do peitoral em que o aluno/cliente não está satisfeito, não irá surtir efeito. Pois, como sabemos o desenho do peitoral maior é genético, assim, é muito difícil conseguir através do treinamento produzir outro desenho do peitoral.

Seguidores, não percam a vídeo aula.

 

Corrigir assimetria muscular de Quadríceps e Isquiotibiais
Corrigir assimetria muscular de Bíceps e Tríceps

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Meu problema é no volume peitoral, a.parte de baixo do peitoral que é diferente, o esquerdo tá normal, o direito que tá menor, que tipo de exercício ajuda no desenvolvimento. Da parte inferior do peito, ?

    • Supino e crucifixo declinado são interessantes otavio. Abraço.

  2. Se pudesse responder essa minha duvida:
    Meu treino de peito é : -Supino Reto ( barra) -Supino Inclinado ( halter) – Crucifixo inclinado – Supino Declinado(barra) – E pra finalizar Peck Deck (Voador)
    Com esse treino eu conseguiria melhorar a assimetria ?

    • Marcos dias, você possui assimetria de peitoral, procede? Realizar trabalhos compensatórios e unilaterais como por exemplo, um crucifixo com halteres por exemplo, é uma opção.

  3. Dr. minha assimetria é no peitoral direito,o esquerdo eu consigo visualizar o “desenho” da musculatura inteiro,ja no direito nao,tipo, o formato do meu peitoral esquerdo faz um tipo de um bico em baixo,ja no direito ele ta mais quadrado,isso se arruma com exercicio unilaterais ? ai eu teria que fazer exercicios para parte inferior ?

    abraçõ

    • Talvez Marcelo, vale a pena fazer um trabalho simétrico bilateral primeiro não havendo correção pode optar por unilateral mas terá que ter acompanhamento de um profissional de EF te orientando. ok?

      Abraço

  4. Tem como corrigir assimetria do abdômen? Agradeço desde já…

    • Depende muito do tipo de assimetria Mayke. Variações musculares congênitas de reto abdominal não é possível modificar.

      abraço.

  5. apenas uma duvida dr , no assimetria do peitoral , a serie é somente do lado que esta mais fraco?
    apenas isto.
    obrigado,

    at

    eduardo ferreira

    • Boa tarde Eduardo,

      Não somente para peitoral, mas para qualquer assimetria de volume muscular você deve realizar o treinamento normal fazendo exercícios bilaterais e unilaterais (rosca alternada por exemplo) e após os exercícios que compõem normalmente o seu treino você adiciona séries extras para o lado que está com um déficit de desenvolvimento muscular. Forte Abraço