Em qual plano e eixo ocorrem os movimentos de flexão e extensão do quadril?

A articulação do quadril, ou coxofemoral produzem vários movimentos em diferentes planos e eixos. Entretanto, o movimento de flexão e extensão ocorrem no plano sagital, que é aquele plano que dividi o corpo em lado direito e esquerdo. Por sua vez, o eixo imaginário dos movimentos no plano sagital é o lateto lateral. Portanto, em resumo os movimentos de flexão e extensão ocorrem no o plano sagital e tem como eixo o latero lateral.

Quais os músculo que produzem esses movimentos?

Para compreender quais músculos produzem esses movimentos é necessário entender a sua localização em relação ao eixo. Ou seja, em um visão lateral, os músculos que cruzam a articulação e estão a frente do eixo como é o caso do reto femoral, iliopsoas, sartório e tensor da fáscia lata que são os principais flexores do quadril, tem seu ventre musculares passando anteriormente ao eixo latero lateral. Portanto, tem a capacidade de realizar a flexão do quadril.

Por outro lado os músculos que em uma vista lateral tem seus ventres musculares localizados posteriormente em relação ao eixo latero lateral, como é o caso do glúteo máximo, bíceps femoral cabeça longa, semitendinoso e semimenbranoso, tem a capacidade de produzir a extensão do quadril.

Portanto, esses músculos citados formam uma par anatômico antagônico na articulação do quadril?

Mas, por que eles forma um par anatômico antagônico no quadril?

Pelo simples fato de que quando os flexores do quadril contraem para produzir o movimento de flexão do quadril, os extensores terão que relaxar ou ceder para permitir o movimento. Por outro lado, quando os extensores do quadril contraem os flexores terão que relaxar ou ceder para permitir que o movimento ocorra. Assim, essa dinâmica de contração e relaxamento caracteriza um par anatômico antagônico.

Alunos, analisem a vídeo aula.