Análise de Exercício

Abdominal completo e dor lombar – O que fazer?

Please log in or register to do it.

A dor na região lombar ao realizar o abdominal completo ou sit –up parece estar vinculado ao acionamento significativo do grupo iliopsoas.

Cinesiologia do exercício abdominal completo

Durante a realização do abdominal completo ou também conhecido como sit-up, ocorre o envolvimento dos músculos da parede abdominal e flexores do quadril. No entanto, o momento em que esses grupos são mais  ou menos exigidos são diferentes ao longo da amplitude de movimento.

Assim,  podemos dividir a execução didaticamente em dois momentos. Se for analisado detalhadamente ocorre no primeiro movimento, ou também entendido como a primeira fase do exercício uma flexão toracolombar da coluna vertebral. Assim, esse movimento envolverá se forma dinâmica o reto abdominal, oblíquo externo e interno. Já os flexores do quadril (reto femoral, iliopsoas e sartório) serão exigidos em contração isométrica para estabilizar a pelve, e assim evitar que a mesma venha a produzir uma retroversão, em virtude da ação dos músculos da parede abdominal.

Leia também: Por que os Flexores do Quadril são ativados no Abdominal Completo?

Por outro lado na fase dois do movimento, quando o executante retira a região lombar do solo, o movimento que ocorre é uma flexão do quadril em cadeia cinética fechada. Portanto, neste momento acontece uma contração dinâmica dos flexores do quadril, e isométrica da musculatura da parede abdominal, para manter o equilíbrio pélvico.  Já durante a fase excêntrica, ocorre o padrão inversa do que foi descrito acima.

Abdominal_completo_dor_lombar_coluna_vertebral_treino_em_foco

Abdominal completo e dor lombar

Alguns clientes ao realizar o abdominal completo comentam com o profissional que ao executar, principalmente o final da fase excêntrica, sentem dor na parte mais baixa da coluna vertebral, ou seja a região lombar.

Leia também: Músculos flexores do quadril

A hipótese que se pode levantar para explicar essa dor na região lombar, é em virtude de uma acionamento dinâmico do músculo psoas. Como a sua origem está localizada nos corpos vertebrais e discos intervertebrais de T12 a L5, ao contrair esse músculo ocorre uma tendência de acentuação da curvatura de lordose lombar, e também compressão e força de cisalhamento sobre a região lombar da coluna vertebral. Assim, este fator somado a um relaxamento dos músculos da parede abdominal parecem levar a geração de desconforto e dor na região lombar da coluna vertebral.

Abdominal_completo_dor_lombar_coluna_vertebral_treino_em_foco

Como resolver a dor na lombar ao fazer o abdominal completo?

Existe uma estratégia simples para tentar resolver esse “problema”. O profissional poderá solicitar para o cliente realizar antes de iniciar a fase concêntrica da execução um acionamento do reto abdominal, orientando para que tente executar uma retroversão pélvica. Com isso, já estará sendo produzida maior estabilização para coluna vertebral.

Caso, esta estratégia não venha a resolver, orientar a execução sem retirar a região lombar do solo, poderá ser uma estratégia interessante.

Abdominal_completo_dor_lombar_coluna_vertebral_treino_em_foco

Analisem, a vídeo aula

Dragon Flag - como fazer de correta?
Remada alta - Como aumentar a ativação do deltoide?

O seu endereço de e-mail não será publicado.