O abdominal completo no solo trabalha de forma dinâmica os flexores da coluna vertebral e do quadril.

Treino_em_foco_cinesiologia_biomecânica_abdominal_completo

O exercício abdominal completo no solo é amplamente prescrito para os profissionais de Educação Física quando se tem como principal objetivo trabalhar os músculos da parede abdominal (reto abdominal, oblíquo interno e externo). No entanto, os músculos flexores do quadril (reto femoral, ilipsoas, sartório e tensor da fáscia lata) durante a execução. Porém, a ênfase de atuação e forma desses músculos citados acima durante o abdominal completo no solo irá mudar ao logo da amplitude de movimento.

Diante disso, para facilitar o entendimento no texto será realizado uma divisão DIDÁTICA do exercício em duas partes. Ou seja, a primeira corresponderá a flexão lombar da coluna vertebral, e a segunda parte a uma flexão do quadril.

Como ocorre o acionamento muscular na primeira parte do abdominal completo no solo?

Como descrito acima nesta primeira parte do exercício o aluno/cliente executará uma flexão lombar da coluna vertebral, que será de aproximadamente 30º. Para realizar esse movimento (flexão lombar da coluna vertebral) o reto abdominal, assessorado por oblíquo interno e externo irão contrair de forma dinâmica, e assim tracionar o tórax em direção a pelve, produzindo o movimento descrito acima.

Porém, quando o reto abdominal contrai também tem a capacidade de realizar o movimento de retroversão pélvica. No entanto, na primeira parte do abdominal completo a pelve mantendo-se na posição neutra. Mas por que não ocorre a retroversão pélvica? Essa movimentação não ocorre em virtude de uma contração isométrica dos flexores do quadril, que também são anteversores pélvicos, ou seja, produzem o movimento contrário ao qual o reto abdominal tende a gerar. Assim, é por esse fator que a pelve é mantida em posição durante a primeira parte do abdominal completo no solo.

Treino_em_foco_cinesiologia_biomecânica_abdominal_completo

Qual a dinâmica do acionamento muscular durante a execução da segunda parte do abdominal completo no solo?

Nesta parte do abdominal completo no solo será realizado o movimento de flexão do quadril, e com isso, todo a região superior do corpo será deslocada do solo em direção a pelve. Diante disso, ocorrerá o acionamento dinâmico dos flexores do quadril (reto femoral, ilipsoas, sartório e tensor da fáscia lata). No entanto, esse grupo muscular (flexores do quadril) também terão o poder de realizar uma anteversão pélvica. Porém, esse movimento não ocorre durante essa segunda parte. Mas por que não ocorre?

A resposta para essa pergunta é simples. A pelve ficará em posição neutra em virtude de uma contração isométrica dos flexores da coluna vertebral, dentre eles, principalmente o reto abdominal, pois como citado acima no texto é também um retroversor pélvico. Portanto, na segunda parte do movimento a dinâmica de ação muscular se alterará, isto é, os flexores do quadril irão contrair de forma dinâmica e os flexores lombar da coluna vertebral de forma isométrica.

Treino_em_foco_cinesiologia_biomecânica_abdominal_completo

Alunos analisem a vídeo aula!!!