O personal trainer em momento nenhum deverá intervir na atuação de outro personal trainer na presença do cliente.

Qual a conduta que alguns personais trainers apresentam nas salas de treinamento resistido com pesos ou musculação?

Hoje em dia nas sala de Treinamento Resistido com Pesos (TRP) é comum visualizar inúmeros personais trainers atendendo os seus clientes ao mesmo tempo. Em algumas academias pode-se visualizar, em determinados horários, mais clientes com o seu personal trainer do que os clientes da academia que treinam sem um personal. Esse cenário demonstra que o treinamento personalizado está em ascensão, ou seja, parece que cada vez mais o serviço de personal trainer será procurado.

Entretanto, como citado acima pode-se visualizar em determinados horários vários personais trainers atendendo aos mesmo tempo. Obviamente, o esperado e natural é que cada personal trainer esteja atento somente a execução dos exercícios do seu cliente. Todavia, alguns personais trainers chegam ao ponto de intervir na execução do exercício do cliente que o outro personal trainer está atendendo. Isto é, alguns personais trainers quando o seu cliente está no período de intervalo de descanso entre as séries ou exercícios, vão até o cliente de outro personal trainer que também está no intervalo ou até mesmo ainda executando um determinado exercício, e começam a dar orientações para esse cliente.

Essa situação é extremamente antiética, e foge totalmente o limite do respeito entre os profissionais. Essa conduta do personal trainer possivelmente levará a geração de um conflito entre os profissionais dentro da sala de TRP ou musculação da academia. Sendo assim, possivelmente em determinado momento esse personal que sofreu a intervenção do outro profissional, tentará realizar o troco, ou seja, buscará achar um erro de execução do cliente para intervir visando mostrar o seu grau de conhecimento.

Mais por que alguns personais trainers tomam essa atitude descrita acima?

Muitas vezes esses personais trainers tomam essa atitude com o intuito de demonstrar ao seu cliente e ao cliente do outro personal, que ele é detentor de um conhecimento maior do que o outro profissional (personal). Ou ainda o personal toma essa atitude com o Objetivo de “roubar” esse cliente do outro personal.

Caso um personal trainer identifique que um cliente de outro personal esteja realizando algum exercício de forma equivocada, qual a forma que os profissionais devem conversar?

O Treino em Foco entende que caso um personal trainer visualize que o outro personal trainer esteja orientando o seu cliente de forma duvidosa ou errônea durante a sessão de treino, o personal trainer que visualizou esse possível erro deverá chamar em particular o personal do cliente que está executando errado o exercício e em um primeiro momento questionar o porquê daquela forma de execução. Essa troca de informação entre os personais poderá fazer com que ambos venham repensar suas condutas de treino e venham a evoluir. Ou seja, o personal trainer de maneira alguma deverá questionar o outro profissional no momento em que ele esteja atendendo o seu cliente.

Um outro ponto a salientar, é que o personal trainer deverá a todo momento estar totalmente atento a execução do exercício do seu cliente. Já no intervalo de descanso entre as séries é necessário que o personal trainer venha a questionar o seu cliente sobre aspectos do exercício, por exemplo, se está sentindo algum desconforto articular, avaliar junto ao seu cliente se a quilagem de treino está adequada, se o intervalo entre a série e exercício está adequado entre outros fatores. Diante disso, é quase impossível que um personal trainer consiga visualizar o trabalho dos outros personais durante a sessão do seu cliente. Caso esse personal trainer esteja conseguindo visualizar os outros clientes da academia, isso remete que ele não está totalmente focado no seu cliente. Como sabemos durante a sessão treino, o personal deverá estar focado totalmente em seu cliente, pois estará recebendo por esse serviço.

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e visualizem mais uma situação que acontecem entre os personais traines dentro das salas de TRP.