Personal Trainer Vacilão

Instrutor que só faz mímica

Please log in or register to do it.

O instrutor na sala de musculação tem como dever estas atento a todo momento, e ensinar de forma correta os exercícios para os clientes.

Leia também: Personal Trainer que fica no celular

Qual o principal erro do instrutor de academia?

É muito comum observar na sala de musculação alguns erros por parte do instrutor. Entre eles, está a falta de atenção e orientação necessária para o cliente. Ou seja, muitas vezes o instrutor da sala está atrás do balcão, fazendo fichas de treino ou até mesmo mexendo no celular, e quando o cliente vai até ele para tirar uma dúvida pedindo qual é o exercício o mesmo somente faz uma mimica da execução do mesmo. Assim, o instrutor nem se dá o trabalho de ir até o local do exercício para acompanhar o cliente.

Instrutor_mímica_personal_trainer_treino_em_foco

Qual o problema que poderá ocorrer com esse comportamento do instrutor?

Obviamente não precisamos nem discutir que este é um comportamento totalmente equivocado por parte do instrutor da sala de musculação. Ao ter este tipo de atitude, poderá ocorrer algum tipo de acidente durante a execução dos exercícios.

Ou seja, ao deixar o cliente ir sozinho até a execução do exercício, o mesmo (cliente) poderá executar com uma técnica errada e assim colocar a integridade física do mesmo em risco. Além disso, com a execução técnica de forma equivocada, certamente os objetivos de treino podem não ser alcançados de forma efetiva.

Ainda quando o instrutor tem esse tipo de comportamento, também contribui para aumentar o descrédito que já é vinculado aos profissionais de educação física que atuam na sala de musculação. Isto é, todo mundo já sabe que a fama do profissional de educação física que atua nas salas de musculação é de dar atenção somente para as mulheres bonitas. Obviamente não podemos generalizar, porém, grande parte dos profissionais ainda tem este comportamento.

Instrutor_mímica_personal_trainer_treino_em_foco

Como deve ser o comportamento do instrutor na sala de musculação?

De uma forma direta, independente se já é profissional ou acadêmico, o comportamento deverá ser o mais profissional possível. Ou seja, o mínimo é mostrar presença dentro da sala de musculação, orientar, corrigir os erros, monitorar o treinamento, para que o mesmo sempre esteja alinhado com os objetivos do mesmo. Portanto, o que se espera do instrutor é que pelo menos acompanhe a execução de uma série do exercício em questão.

Leia também: Pode o personal trainer mexer no celular?

Além disso, um ponto importante que também poderá contribuir para a aderência do treinamento, que deve ser um foco também da atuação do profissional, é sempre que possível dar feedback positivo para o cliente. Esta é uma estratégia interessante que pode de alguma forma motivar o cliente e auxiliar na manutenção e constância no treinamento.

Analisem a vídeo aula

 

Handstand - Como fazer a progressão para um iniciante?
Escoliose - Como avaliar este desvio postural?

O seu endereço de e-mail não será publicado.