Personal Trainer Vacilão

Avaliação antropométrica totalmente sem critério

Please log in or register to do it.

Para realizar uma avaliação antropométrica de forma adequada é necessário seguir a risca todos os protocolos. Com isso se reduz muito a probabilidade de ocorrer algum erro na realização das medidas e consequentemente nos resultados gerados.

Quais os protocolos que devem ser seguidos na avaliação antropométrica?

O processo de avaliação antropométrica, que também é conhecido como morfológica, não é tão fácil como muitos profissionais tem em mente. Ou seja, como mencionado acima no texto, para reduzir um possível erro durante a avaliação é necessário que o profissional siga alguns protocolos.

Entre eles um primeiro ponto primordial é que o profissional tenha experiência na tomada das mediadas. Ou seja, é necessário que já tenha realizado treinamento com algumas pessoas, com diferentes aspectos morfológicos.

Um segundo ponto, é que realize a marcação de todos os pontos de medidas. Assim, mesmo que este profissional já apresente uma ampla experiência na avaliação antropométrica, é necessário que o mesmo realize as marcações para que a medida seja tomada no ponto exato protocolado.

Leia também: Medidas de dobra cutânea para avaliação antropométrica

No entanto, é muito comum que os profissionais não realizem a demarcação dos pontos. Ao analisar este aspecto, a principal justificativa para a não realização da demarcação, é que ele (profissional) já tem experiência suficiente e assim, não necessita mais realizar a demarcação dos  pontos.

avaliação_antropométrica_treino_em_foco_erros

Mas, qual o problema ao não realizar a demarcação dos pontos na avaliação antropométrica?

Como os pontos de tomada das dobras cutâneas devem ser realizados em pontos específicos, a demarcação é muito importante para que estas medidas sejam feitas de forma correta. Ou seja, ao não realizar a demarcação é profissional não terá certeza que o valor de dobra cutânea obtido esteja com o maior grau de assertividade. Com isso, a probabilidade dos resultados obtidos na avaliação de não ocorrer de forma correta aumenta ainda mais.

avaliação_antropométrica_treino_em_foco_erros

Um ponto importante a salientar neste ponto, é que toda avaliação apresenta um erro de medida. No entanto, se os protocolos criados forem seguidos de forma mais assertiva, a probabilidade do erro de medida reduz. Por outro lado, se não seguidos a probabilidade do erro aumenta.

Leia também: Avaliador iniciante e experiente – Quais os erros que podem cometer?

Portanto, em resumo, sim é necessário e fundamental que o profissional venha realizar a demarcação dos pontos de medida ao realizar a avaliação antropométrica.

 

Puxada alta na polia tracionar a barra na frente ou atrás cabeça
Como fazer a progressão no Push-Up/flexão de braço?

O seu endereço de e-mail não será publicado.