Os exercícios de treinamento resistido são realizados através de sistemas de alavanca.

Qual o tipo de alavanca que ocorre no exercício de rosca direta?

Para entender qual alavanca que ocorre durante a execução do exercício de rosca direta vamos imagina que o indivíduo esteja com os cotovelo a 90° de flexão e segurando uma barra. Para conseguir caracterizar um sistema de alavanca é necessário identificar os componentes, ou seja, a barra rígida, o ponto de apoio e a resistência. Assim, no caso deste exercício a barra rígida encontra-se no antebraço, já o ponto de apoio é a articulação do cotovelo, a força motora é o bíceps braquial e por fim a força de resistência é a barra sendo segurada pelas mãos.

Diante dessas característica temos uma alavanca do tipo interpotente, pois a componentes que está entre o ponto de apoio e a resistência é a força motora.

Qual o tipo de alavanca no exercício de elevação lateral?

Agora vamos imaginar que o indivíduo esteja de frente e com os ombros abduzidos a aproximadamente 90°. Assim, a barra rígida é caracterizada pelo braço e antebraço, o segundo elemento que é o ponto fixo é a articulação glenoumeral ou do ombro. Terceiro elemento é a força motora que é deltoide e por fim o quarto elemento que é a força de resistência que está localizada pelo alter sendo seguro pela mão.

Diante disso, novamente pode-se identificar que temos o alavanca interpotente, pois novamente neste exercício o componente da força motora está entre a ponto de apoio/fixo e a força de resistência.

Qual o tipo de alavanca no exercício de stiff?

Neste exercício o a barra rígida (primeira elemento) está localizada na coluna vertebral do indivíduo. A ponto de apoio/fixo (segundo elemento) é a articulação do quadril. Já a força motora (terceiro elemento) nesta análise é a glúteo máximo e por fim a força de resistência está localizada no peso que estará sendo seguro pelo indivíduo na execução.

Desta forma, neste caso teremos uma alavanca do tipo interfixa, pois o ponto de apoio/fixo está entre os outros dois componentes da alavanca.

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje.