Realizar a leitura do valor do Vo2máximo de forma relativa pode passar um valor mais real do consumo máximo de oxigênio.

Como converter o Vo2máximo absoluto para um valor relativo?

Vamos imaginar que um determinado personal trainer esteja trabalhando com um aluno/cliente que realizou o teste ergométrico e o resultado do seu Vo2máximo, ou seja, a capacidade máxima de consumo de oxigênio foi de 4 litros por minuto (4L/min). Utilizando esse valor fica muito fácil e lógico explicar par ao aluno/cliente, mostrando a ele que a cada um minuto consome quatro litros de oxigênio.

No entanto, para ter uma leitura mais precisa deste valor, seria interessante passar esse valor absoluto para relativo. Para isso, é necessário inicialmente transformar o valor em litros para mililitros. Assim para cada 1 litro se tem 1000 mililitros. Desta forma de o aluno/cliente tem quatro litros de oxigênio, realizando a conversão para mililitros se alcança o valor de 4000 mililitros. Porém, para obter a medida real em valor relativo é necessário realizar alguns ajustes nesta equação, pois até agora somente se tem a seguinte medida 4000 ml/ minutos. Entretanto, é necessário levar em consideração também o peso corporal do aluno/cliente.

É preciso entender primeiro que o 4000 mililitros é para todas as estruturais corporal que utilizam oxigênio para produzir energia, ou seja, para realiza a ressíntese de ATP de forma aeróbia. Assim, se o aluno/cliente tiver uma massa corporal de 70 quilogramas, o valor de 4000 mililitros equivale ao Vo2máximo deste indivíduo. Portanto, novamente, a cada um minuto ele consome 4000 mililitros de oxigênio para massa corporal dele que equivale 70 quilogramas.

No entanto, como valor relativa se busca identificar qual o consumo de oxigênio para cada quilo corporal do aluno/cliente. Assim, para obter esse valor é necessário, como no nossos exemplo assim, divididos os 4000 mililitros por 70 quilogramas. Realizando essa divisão se obtém 57,1 mililitros. Assim, esse aluno/ciente em questão o seu consumo máximo de oxigênio em média 57.1 ml/kg/min de oxigênio.

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje.