Sistema de alavanca apresenta quatro componentes essenciais.

Treino_em_foco_sistemas_de_alavanca_

 

O que é um alavanca ou sistema de alavanca?

Este é um dos conhecimentos mais importantes para conseguir entender os exercícios no treinamento resistido com pesos. Na maioria das universidade e faculdades esse conhecimento é transmitindo ao acadêmicos na disciplina de biomecânica.

Para caracterizar um sistema de alavanca é necessário ter alguns elementos claros. Ou seja, primeiro é necessário definir uma barra rígida. Em seguida, é preciso identificar o ponto de apoio ou eixo. Na sequência, necessita-se apontar o local dessa barra rígida onde estará sendo aplicado a força de resistência, ou seja, que age sobre essa barra rígida rodando para um determinado ponto. Por fim, é preciso identificar onde está o ponto de aplicação da força motora que tenderá a rodar a barra rígida para um determinado ponto.

Um ponto importante que deverá ser entendido é que ambas as forças descritas acima (força de resistência e motriz) irão produzir movimento rotatório sobre a barra rígida de forma antagônica. Ou seja, a força motriz roda a barra rígida para um lado e a de resistência para o outro.

Treino_em_foco_sistemas_de_alavanca_

Quais são os sistemas de alavanca que existem?

Existem classicamente três sistema de alavanca. Isto é, existe a alavanca interfixa ou também denominada de primeira classe; alavanca interresistente ou de segunda classe e a alavanca interpotente ou de terceira classe. As característica de cada alavanca serão apresentadas em vídeos aulas futuras.

Seguidores, não percam essa vídeo aula!!!