O avaliador deverá se adequar para visualizar o valor da espessura da dobra cutânea

Qual um dos erros que o avaliador comete no momento da obtenção do valor da espessura da dobra cutânea?

Para obter uma valor adequado da espessura da dobra cutânea o avaliador deverá tomar alguns cuidados primordiais. Ou seja, deverá demarcar de forma correta o ponto que será mensurado, realizar o pinçamento/destacamento da dobra cutânea adequado, posicionar as hastes do adipômetro exatamente na intersecção das linhas traçadas, não girar o adipômetro para visualizar os relógios e realizar a leitura dos relógios entre dois a quatro segundos. No entanto, alguns avaliadores, na maioria das vezes iniciantes, poderá realizar um erro que comprometerá a obtenção dos valores d espessura da dobra cutânea. Isto é, no momento de realizar o destacamento/pinçamento, e colocação da hastes do adipômetro para ai sim formar a dobra cutânea, é necessário que o avaliador esteja na altura em que será realizado a medida.

Portanto, caso o avaliador tenha a fazer a medida de da espessura de um determinado dobra cutânea, e esteja com o corpo em uma posição em que seu olhar esteja muito acima ou abaixo do local de medida o visualização dos relógios ficará comprometida. Diante disso, para visualizar certamente ele (avaliador) irá torcer ou inclinar par abaixo ou cima o adipômetro. Assim, como já visto em outros vídeos aulas essa manobra com o adipômetro irá alterar o valor da medida.

Como o avaliador deverá se posicionar para obter uma valor de espessura de dobra cutânea mais acurado?

Buscando evitar o erro de medida menciona acima, o avaliador deverá preferencialmente se posicionar de forma com que seu olhar fique na altura da dobra cutânea que será mensurado. Diante disso, por exemplo se a espessura dobra cutânea abdominal será mensurada, deverá flexionar os joelhos e os quadris para que consiga visualizar de forma fácil os relógios no momento da colocação das hastes do adipômetro sobre o ponto de medida.

Em resumo, a principal mensagem do texto e do vídeo é que o avaliador deverá se adequar para realizar a medida e não o adipômetro para o avaliador.

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje.