Você GOSTA de ler artigos científicos?

Você SABE como ler artigos científicos?

Sabe como INTERPRETAR as informações de um artigo científico?

Hoje o professor João Moura apresentará uma ABORDAGEM da forma como ele APRENDEU a ler, como ENSINA seus orientandos no Laboratório de Desempenho Humano a LER ARTIGOS CIENTÍFICOS, essa forma funcionou com o professor João Moura, com colegas e com seus orientandos. Quando você SELECIONA um artigo para leitura, você deverá saber que esse artigo científico é uma PRODUÇÃO, um RELATÓRIO de pesquisa, que foi desenvolvido posteriormente a um PROJETO de PESQUISA, que foi executado em um período anterior. Por exemplo: Podemos ter um artigo científico de QUATRO a SEIS páginas que foi desenvolvido ao longo de UM ANO de trabalho, ou mais, como no caso de uma TESE DE DOUTORADO que pode ser desmembrada em um artigo científico, ou seja, RESUMINDO uma faceta dessa tese de doutorado, onde teremos um ARTIGO de seis páginas, de um trabalho que foi DESENVOLVIDO ao longo de QUATRO anos.

O artigo científico é uma INFORMAÇÃO COMPACTADA, se você pegar uma DISSERTAÇÃO de mestrado para ler, ENCONTRARÁ o conteúdo em um formado ACADÊMICO, OBSERVANDO por exemplo, a METODOLOGIA visualizará que esse item do trabalho na dissertação é EXTREMAMENTE DETALHADO, encontrará vários SUBTÓPICOS dentro da metodologia como: De que forma o autor fez efetivamente o trabalho, qual sua amostra utilizada, critérios de inclusão, exclusão, quais são as variáveis dependentes, intervenientes, independente, controle e assim sucessivamente. Essas informações citada acima, são EXTREMAMENTE DETALHADAS, em uma DISSERTAÇÃO, TESE e MONOGRAFIA.Enquanto que no artigo científico os pesquisadores ou autores, procuram colocar essa informação de uma forma SUCINTA e COMPACTADA. Então quando lermos um artigo, em uma ÁREA que não estamos AMBIENTADOS, é normal encontramos DIFICULDADE para ler e entender as informações, pois as informações colocadas no artigo estão COMPACTADAS, esse é um PRIMEIRO ponto na leitura. Por exemplo: se você está acostumado a ler artigos na ÁREA POSTURAL e de treinamento de FORÇA, e selecione um artigo de fisiologia metabólica, é normal que você tenha DIFICULDADE para entender, e NECESSITE ler o mesmo artigo duas ou três vezes para entender as INFORMAÇÕES ali colocada.

SEGUNDO PONTO: Com que ATENÇÃO você lê o artigo científico? Você lê DISPERSO com rádio ligado, falando com outras pessoas, ou você lê em um AMBIENTE TRANQUILO, focado na leitura, esse é um aspecto IMPORTANTE. Outro ponto IMPORTANTE é você analisar passo a passo do artigo. Um artigo científico é DIVIDIDO em alguns TÓPICOS como: Título, resumo, palavras chaves, introdução, logo após, os materiais e métodos, resultados, discussão, conclusão e por fim referências bibliográficas, em geral esses são os TÓPICOS que encontramos no artigo científico. Então é importante ao ler cada TÓPICO você ir ANALISANDO, o que tem de mais importante, por exemplo, ao ler o RESUMO você já TERÁ uma visão geral do que foi feito naquele trabalho. Outra ESTRATÉGIA é fazer no momento da leitura CONSIDERAÇÕES no próprio PDF, MARCAÇÕES também é uma ESTRATÉGIAS válida no momento da leitura do artigo científico.

Marcações são sempre ASPECTOS IMPORTANTES no texto, a marcação de cor BEGE CLARO que o professor João Moura utiliza no momento da leitura, representa ALGO IMPORTANTE, mas NÃO fundamental no artigo, já as marcações de cor AMARELO passa a ser uma INFORMAÇÃO mais IMPORTANTE, já a marcação de cor MARROM no PDF, representa uma informação EXTREMAMENTE IMPORTANTE do artigo científico, essa é uma forma interessante de ORGANIZAR e ANALISAR o artigo científico que você está lendo. Lembrando que ANOTAÇÕES e COMENTÁRIOS seus no artigo são importantes para o entendimento e compreensão da informação. É IMPORTANTE também ler o artigo mais de UMA VEZ, ou seja, deixar passar TRÊS ou QUATRO dias e VOLTAR a ler o mesmo artigo, assim você poderá tirar INFORMAÇÕES que na primeira vez da leitura passaram DESAPERCEBIDAS.

Então SEGUIDOR do Treino Em Foco, que GOSTA de ler artigos científicos, e está com DÚVIDA de como INTERPRETAR e ENTENDER as informações de um artigo, NÃO PERCA as explicações e ESTRATÉGIAS que o professor João Moura utiliza na leitura de artigos científicos.