Você EXECUTA o exercício de Pulldown em sua rotina de treinamento para COSTAS?

Será que a REGIÃO INFERIOR do Peitoral Maior é ativada durante a execução do exercício de Pulldown?

E ainda, o exercício Pulldown é EFICIENTE ?
No programa de hoje RESPONDEREMOS a uma pergunta do Seguidor Heiler Rocha. Ele quer saber se a REGIÃO INFERIOR do Peitoral Maior é ativada ou não, no exercício de Pulldown.

Para execução do exercício Pulldown, o individuo precisará estar na posição ANATÔMICA e de frente para o aparelho, produzir uma FLEXÃO de 90° na ARTICULAÇÃO GLENOUMERAL ou do Ombro, no momento da EXECUÇÃO fará uma EXTENSÃO GLENOUMERAL ou do ombro, levando a barra até TOCAR suas coxas aproximadamente, ou seja, realizando a EXTENSÃO glenoumeral ou do ombro na fase CONCÊNTRICA, e uma FLEXÃO do ombro na fase EXCÊNTRICA. A dúvida do seguidor é se na execução do Polldown ocorre ATIVAÇÃO da região inferior do Peitoral Maior.
Ocorre uma ATIVAÇÃO SIGNIFICATIVA da região inferior do músculo Peitoral Maior, no momento da EXTENSÃO GLENOUMERAL ou do ombro, ocorre também ATUAÇÃO do músculo Latíssimo do Dorso que é um dos MOTORES PRIMÁRIOS da extensão do ombro, acontece também o trabalho do músculo TRÍCEPS BRAQUIAL principalmente a CABEÇA LONGA que é biarticular e também participa da extensão do OMBRO, e Deltoide Posterior também participa da extensão do ombro, então basicamente teremos o trabalho de TRÊS grupos musculares, que estarão agindo diretamente na ARTICULAÇÃO GLENOUMERAL ou do Ombro realizando a extensão do ombro no exercício de costas Pulldown.
Quanto a REGIÃO INFERIOR do Peitoral Maior que é a ESTERNOCOSTAL, ela atuará no exercício de Pulldown até a posição de alinhamento anatômico, ou seja, até quando a barra encostar nas coxas do individuo, entretanto a REGIÃO CLAVICULAR ou superior do Peitoral Maior NÃO ATUARÁ no exercício de Pulldown.
Devido ao posicionamento da FIBRAS sobre clavícula, esterno, e costelas, ocorre uma TENDÊNCIA de movimento um pouco diferente para região superior e inferior do Peitoral Maior, isso pensando na cinesiologia e anatomia do movimento.
Então ocorre sim, um trabalho do PEITORAL na sua REGIÃO INFERIOR, ou seja, porção ESTERNOCOSTAL durante o exercício de Pulldown, obviamente esse trabalho é de FORMA DINÂMICA, e ocorre junto com um forte trabalho de: Latíssimo do Dorso, Tríceps Braquial PRINCIPALMENTE na sua cabeça longa, e de Deltoide Posterior.
Se pensarmos na ESTABILIZAÇÃO ESCAPULAR durante o exercício, teremos também o trabalho dos músculos: Serrátil, trabalho isométrico de Romboides, e trapézio para lembrando, estabilizar as escapulas.
Então SEGUIDOR, será que a região inferior ou PORÇÃO ESTERNOCOSTAL do Peitoral Maior atuará no exercício de Puldown, ACOMPANHE a vídeo aula de hoje e tire todas suas DÚVIDAS.