Treino em FOCO Flexibilidade

Região cervical – Como alongar?

Please log in or register to like posts.

Para produzir um trabalho de alongamento ou flexionamento dos músculos da região cervical, é interessante realizar exercícios que reproduzam os movimentos de, inclinação lateral e flexão da coluna vertebral.

treino_em_foco_exercicios_alongamento_regiao_cervical_trapezio_superior

Muitas pessoas quando acordam apresentam dor nos músculos da região cervical. Essas dores cervicais podem estar atreladas ao mal posicionamento do travesseiro no momento de dormir. Diante disso, um dos músculos mais atingidos por esse mal posicionamento do travesseiro é o trapézio, principalmente as fibras superior, ou seja, o trapézio superior. Dessa forma, para tentar minimizar a dor cervical é interessante o indivíduo realizar alguns exercícios de alongamento ou flexionamento para a região cervical.

Como potencialmente a principal causa geradora das dores na região cervical é uma contratura ou encurtamento do músculo trapézio superior é interessante que o indivíduo realize exercício de alongamento ou flexionamento esse músculo. O trapézio superior devido aos seus pontos de origem e inserção tem como ação unilateralmente produzir o movimento de inclinação lateral e bilateralmente o movimento de extensão da coluna vertebral. Ainda em conjunto com as outras porções do músculo trapézio (medial e inferior) participa da ação de adução escapular. Diante disso, para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento para os músculos da região cervical (principalmente trapézio superior) é necessário fazer exercícios que reproduzam os movimentos de inclinação lateral e flexão da coluna vertebral ou da cabeça.

Qual a possível causa de dor na região cervical quando acordamos pela manhã?

Muitas pessoas apresentam recorrentemente dor na região cervical, ou seja, na região posterior do pescoço ao acordar. Essas dores podem ter ocorrido devido a forma que as pessoas posicionam o travesseiro para dormir. Diante desse má posicionamento pode-se gerar uma pequena contratura ou encurtamento dos músculos que circundam a região do pescoço. Dentre eles (músculos) o principal músculo que poderá ser atingido pela má postura ao dormir é o trapézio superior.

Quais os pontos de origem e inserção do músculo trapézio superior?

O trapézio como um todo tem característica de ser um grande músculos plano quem tem seu ventre muscular estendendo-se da linha nucal superior do crânio (região cervical) até a coluna vertebral da décima segunda vertebra torácica.

Entretanto, como o nosso foco hoje é analisar o trapézio superior já que esse músculos está intimamente relacionado a geração de dor na região cervical. Dessa forma, a origem das fibras que representam o trapézio superior está localizada na região occipital e nas primeiras vertebras cervicais. Por sua vez, a inserção via tendão está localizada no terço lateral da clavícula. Devido ao seu posicionamento de origem e inserção o músculo trapézio superior tem como principais funções produzir os movimentos de elevação escapular, flexão lateral da coluna vertebral e também participa em conjunto com as demais porções do músculo trapézio ( medial e inferior) na produção do movimento de adução escapular e extensão da cabeça. Um ponto importante a salientar é que o músculo trapézio como um todo tem como principal ação produzir o movimento de adução escapular, ou seja, aproximar as escápulas da coluna vertebral.

Qual o movimento necessário realizar para produzir um trabalho de alongamento ou flexionamento do músculo trapézio superior para tentar minimizar as dores na região cervical?

Como estamos apresentando em programas anteriores da série flexibilidade, para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento de um músculo pretendido é necessário realizar o movimento contrário ao qual o mesmo produzirá quando contrair, ou seja, quando encurta-se. Dessa forma, para realizar um trabalho de alongamento do músculo trapézio superior que encontra-se na região cervical é preciso realizar o movimento de inclinação lateral da cabeça, ou da região cervical. Dessa forma, ao realizar o movimento descrito acima o indivíduo estará aumentando a distância da origem e inserção do músculo trapézio superior.

trapezio_supeiror_treino_em_foco_alongamento_flexionamento_regiao_cervical

Quais exercícios o Treino em Foco traz como proposta para produzir um trabalho de alongamento ou flexionamento principalmente do músculo trapézio superior, visando a redução das dores na região cervical?

Para realizar   a primeira técnica ou exercício proposto o indivíduo deverá posicionar-se de pé, ou seja, em posição ortostática. Em seguida, autonomamente o indivíduo deverá posicionar um dos membros superiores na região superior da cabeça do lado contrário. Na sequência, o mesmo deverá com a mão tracionar a cabeça para o lado do membro superior que está tracionando a cabeça. Ao realizar esse movimento descrito acima o indivíduo está produzindo uma inclinação lateral da cabeça ou da região cervical. Com isso, está alongando ou flexionando a região do trapézio superior. Caso seja necessário o indivíduo deverá realizar o movimento descrito acima de forma bilateral.

regiao_cervical_treino_em_foco_exercicios_alongamento_flexionamento

A outra proposta de exercício ou técnica para produzir um trabalho de alongamento ou flexionamento dos músculos da região cervical (principalmente o trapézio superior) como esse músculo também é responsável por produzir o movimento de extensão da cabeça é realizar o movimento de flexão da região cervical. Dessa forma, o indivíduo deverá posicionar ambas as mãos sobre a região de trás da cabeça e tracionar a mesma para baixo. Com isso, o indivíduo está produzindo um alongamento dos músculos da região cervical, envolvendo obviamente o músculo trapézio superior.

Para ambos os exercícios se o objetivo do indivíduo for realizar um trabalho de alongamento para os músculos da região cervical o mesmo deverá realizar os dois exercícios descritos acima até aproximadamente um ponto aonde perceba um desconforto de leve a moderado. Entretanto, caso o objetivo do indivíduo seja realizar um trabalho de flexionamento dos músculos da região cervical é interessante realizar os exercícios até uma amplitude que o indivíduo perceba um desconforto de moderado a alto.

treino_em_foco_regiao_cervical_alongamento_flexionamento

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e saibam como realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento para os músculos da região cervical, principalmente trapézio superior.

Adaptações Crônicas ao treinamento aeróbio - Como acontecem?
Zona lipolítica - Treino aeróbio com maior consumo de gordura

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Professor, quando alongo o lado direito do pescoço, eu sinto estalos nesta região, tanto no início quanto no fim do movimento. O que pode ser isso? Não sinto dor, somente estalos (vários). Quando eu viro o pescoço para o lado direito, também ocorre a mesma coisa. Pode ser algo grave? O que eu posso fazer para diminuir esses estalos?

    • Isso pode acontecer em algumas pessoas Cassia. Quando uma articulação é forçada ela pode a vir gerar um barulho, os famosos “estalos” mas recomendamos que você procure um médico ou fisioterapeuta para que ele possa avaliar essa situação melhor.

  2. gostaria de saber qual o treinamento para perder peso estou a 15 dias na academia

    • Exercícios de cunho aeróbico são os mais recomendados para uma maior eficiência na eliminação de gordura, perda de peso. Procure o profissional de Educação Física responsável pelo seu treinamento. Ele irá lhe orientar melhor sobre qual treinamento é mais indicado no seu caso.

  3. oi.
    por que não fez a extensão cervical?

    • a proposta era representar alongamento para posteriores cervicais. Abraço.

  4. Só elogios pela apresentação, Dr João Moura, muito eficiente,conhecimento, “” didática “”,nota 100000000 qualidade, sabedoria,imperdível as aulas do Dr. João Moura. Espero que este programa se perpetue no tempo;é mais que uma faculdade. A sociedade precisa de pessoas assim “excelência” Estou acompanhando desde que conhecei o Treino em foco. Não sei dizer nem como achei esta dadiva!!!…só sei que descobri na internet..Já sugeri, gravar todas aulas em DVD. quero ser o primeiro a comprar este DVD.
    Não perco uma aula. meus conhecimentos aumentaram, me atualizei, qualifiquei… até aumentei !!! R$ minhas aulas; o bom é que coloco em pratica com sucesso… não existe a possibilidade de não entender….
    mesmo que queira mudar, acrescentar alguma coisa, fica impossível Dr João Moura não dá chance.
    Parabéns;Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Sucesso!!Sucesso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Oberdan

    • Obrigado Oberdan, estamos buscando auxiliar a todos. Estamos gravando o material em DVD e logo iremos disponibilizar. Abraço.