Realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura de quadríceps é importante para evitar o desenvolvimento do desvio postural de joelho recurvato.

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A musculatura de quadríceps é formada por cinco e não mais por quatro músculos como sabido anteriormente, são eles: reto femoral, vasto medial, lateral, intermédio e recentemente o músculos tensor do vasto intermédio. Músculo esse que foi descoberto em um estudo de Grob et al. (2016). Os pesquisadores identificaram que o tensor do vasto intermédio tem seu ventre muscular localizado entre os ventres musculares do vasto intermédio e lateral.

Entretanto, independentemente do novo músculo do grupo muscular, o quadríceps está localizado na face anterior do seguimento coxa e tem como principal função quando os músculos que compõem esse grupo muscular contraem de produzir a extensão do joelho. Dessa forma, para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura de quadríceps é necessário realizar o movimento contrário ao que essa musculatura tem por função. Ou seja, para alongar ou flexionar o quadríceps é necessário realizar o movimento de flexão do joelho. Realizar alongamento ou flexionamento da musculatura de quadríceps é importante para evitar um encurtamento excessivo dessa região e com isso evitando o desenvolvimento do desvio postural de joelho recurvato.

No programa de hoje da série Treino em Foco flexibilidade, apresentaremos para você seguidor como realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento (dependendo da intensidade que vocês venham a realizar o exercícios) para a musculatura de quadríceps.

Porém, antes de abordar os exercícios apresentaremos para vocês seguidores algumas questões anatômica e funcionais dos músculos que compõem o grupo muscular quadríceps.

Quais os músculos, a localização anatômica e a principal função do grupo muscular quadríceps?

O grupo muscular quadríceps como o próprio nome remete é formado por quatro músculos, são eles: vasto intermédio, reto femoral, vasto lateral e vasto medial. Porém, recentemente Grob et al. (2016) realizaram um estudo com 26 membros inferiores de cadáveres, analisando a arquitetura muscular do quadríceps femoral com atenção especial nos padrões de inervação e vascularização. Todos os componentes musculares forma rastreados da origem a inserção. Os resultados demonstraram que o músculo tensor do vasto intermédio foi encontrado em todos os 26 membros inferiores analisados. Foi identificado também que o novo músculo (tensor do vasto intermédio) tem seu ventre muscular localizado entre o ventre muscular do vasto intermédio e vasto lateral e ainda apresenta inserindo-se via aponeurose no tendão na face medial da patela. Diante disso, podemos identificar que o grupo muscular quadríceps na verdade é formado por cinco e não quatro músculos. São eles: vasto medial, lateral e intermédio, reto femoral e o músculos recém descoberto tensor do vasto intermédio.

O grupo muscular quadríceps como todos já sabem tem localização anatômica na face anterior do segmento coxa. A principal função dos músculos que formam o quadríceps é realizar a extensão do joelho, ou seja, os músculos reto femoral, vasto medial, lateral, intermédio e tensor do vasto intermédio tem como principal função quando contraem-se de estender a articulação do joelho. Isso ocorre em virtude de todos esses músculos cruzarem a articulação do joelho anteriormente. Entretanto, o músculo reto femoral também tem a função quando contrai de produzir o movimento de flexão do quadril. Isso ocorre porque o reto femoral tem sua origem localizada na espinha ilíaca anteroinferior. Dessa forma, ele (reto femoral) cruza além da articulação do joelho, anteriormente a articulação do quadril. Diante disso, quando contrai também produz o movimento de flexão do quadril.

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Qual os movimentos que devemos executar para realizar o alongamento ou flexionamento da musculatura do quadríceps?

Como apresentando acima no texto a principal função dos músculos que compõem o grupo muscular quadríceps é produzir a extensão do joelho e também a flexão do quadril, aonde somente o músculo reto femoral participa. Ou seja, quando os músculos que compõem o quadríceps contraem-se produzem o movimento de extensão dos joelho.

Dessa forma, para realizarmos um trabalho de alongamento ou flexionamento deveremos produzir o movimento contrário ao que o grupo muscular tem por função realizar. Ou seja, para alongar o musculatura de quadríceps é necessário realizar movimento de flexão do joelhos. Porém, se for necessário realizar um alongamento ainda maior do músculos reto femoral (lembrando que esse músculo além de extensor do joelho é flexor do quadril) devemos realizar o movimento de extensão o quadril.

Por que é importante realizar exercícios de alongamento ou flexionamento para a musculatura de quadríceps?

Caso um indivíduo apresente um grande grau de encurtamento dos músculos que compõem o quadríceps, ele poderá desenvolver o desvio postural de joelho recurvato. Esse desvio postural tem por característica acentuar a concavidade anterior entre os seguimentos coxa e perna. Diante disso, quanto maior for esse grau de concavidade anterior mais intenso será o desvio postural.

Ou seja, para o desenvolvimento desse desvio postural de joelho recurvato a musculatura anterior da coxa (musculatura do quadríceps) encontra-se encurtada. Já o musculatura flexora de coxa que é antagonista e está localizada na face posterior do seguimento coxa encontra-se com um déficit de força (hipotonia) quando comparada a situação dos músculos do quadríceps.

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Quais exercícios pode-se realizar para produzir um trabalho de alongamento e flexionamento para a musculatura de quadríceps?

Para realizar o alongamento ou flexionamento da musculatura do quadríceps, o indivíduo poderá posicionar-se em pé, em seguida apoiar-se em um local por exemplo uma parede e na sequência realizar a flexão do joelho e sustentar com uma das mãos a região do dorso do pé, tentando tocar a região do calcanhar na região glútea. Esse é um exercícios clássico para o alongamento da musculatura de quadríceps e que muitas pessoas executam. É importante que durante a realização desse exercícios para alongamento ou flexionamento da musculatura de quadríceps o executante mantenha um bom alinhamento da coluna vertebral. Porém, se o objetivo do praticante seja realizar um trabalho de flexionamento para o quadríceps nesse exercício descrito ele (praticante) poderá realizar concomitantemente a flexão do joelho uma flexão do quadril. Com essa estratégia o praticante estará estimulando o trabalhando de elasticidade da fibras, ou seja, aumentando seu nível de flexibilidade.

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Um outro exercício que pode ser executado para o alongamento ou flexionamento do musculatura do quadríceps, pode ser realizado utilizando um banco. Para execução desse exercícios o praticante deverá posicionar-se com um dos joelhos sobre o banco e o dorso do pé tocando o final do banco. O outro pé que encontrara-se no solo e ao lado do banco deverá ser projetado bem a frente com o joelho flexionado. Com esse movimento de flexão do joelho do membro que está ao lado do banco e ao solo, a pelve será projetada a frente produzindo uma tendência de acentuação da curvatura de lordose lombar. Entretanto, para evitar essa posição o praticante deverá posicionar as mãos a frente do banco inclinando toda o tronco a frente, e a outro mão sobre o joelho da perna que está ao lado do banco.

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Realizado esse posicionamento o indivíduo em seguida deverá deslocar a pelve para baixo em direção ao banco. Realizando esse movimento descrito o praticante já produzirá um alongamento da musculatura de quadríceps e também dos músculos que compõem os flexores do quadril (reto femoral, iliopsoas e sartório). Porém, se o praticante tiver por objetivo focar o trabalho somente na musculatura de quadríceps, ele deverá mantendo-se sobre o banco realizar o movimento de flexão do joelho, sustentando essa flexão com a mão sobre o dorso do pé. Se o praticante mantendo a flexão do joelho tentando tocar o calcanhar na região glútea e agora projetar o joelho do membros que está ao lado do banco a frente, ele (praticante) aumentará a intensidade do exercício, ou seja, produzindo agora um trabalho e flexionamento.

Ou seja, para modular a intensidade do exercício e com isso realizar um trabalho de flexionamento ou alongamento o praticante poderá nesse exercício utilizando o banco com flexão do joelho, projetar-se para trás, com isso diminuindo a intensidade do trabalho, ou projetar-se para frente aumentando a intensidade do trabalho.

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Seguidor, não perca a vídeo aula de hoje e saiba como realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura de quadríceps.