Músculos do Quadríceps

Please log in or register to like posts.
Vídeo

Onde se localizada anatomicamente, e quais músculos formam o musculatura de Quadríceps?

O Quadríceps se localiza no seguimento Coxa, mais precisamente na face anterior. A musculatura do Quadríceps é formada pelo músculo Reto femoral que é um músculo estético por ser superficial, o Vasto Medial, Vasto Lateral, e o Vasto Intermédio que é um músculo profundo e não se pode visualizar, então esses quatros músculos formam o Quadríceps.

Qual a função, origem e inserção do músculo Vasto Intermédio?

O Vasto Intermédio é um músculo bem profundo que se encontra junto ao osso Fêmur, consequentemente não é um músculo estético, pois ele se encontra abaixo dos outros três músculos que compõem o Quadríceps. Sua origem é na superfície ântero-lateral do corpo do osso fêmur, já ponto de inserção se funde no aspecto profundo do tendão do quadríceps femoral e através do ligamento patelar até a tuberosidade da tíbia.

Então podemos notar que o Vasto Intermédio cruza somente uma articulação, por isso denominamos esse músculo como monoarticular, ou seja, o Vasto Intermédio só cruza a articulação do Joelho. Portanto essa porção do Quadríceps só possui uma ação que é de estender os Joelhos.

vasto_intermédio_músculo_Quadríceps

Qual a origem, inserção e função do músculo Vasto Medial e Vasto Lateral?

O músculo Vasto Medial tem esse nome porque se encontra medialmente em relação ao Fêmur, já se denomina Vasto Lateral pois esse músculo se encontra lateralmente em relação ao Fêmur. A origem do Vasto Lateral está no trocanter maior do fêmur, tuberosidade glútea e porção proximal do lábio lateral da linha áspera. E sua inserção está na borda lateral da patela, e conjunto com o tendão do quadríceps femoral e através do ligamento patelar até a tuberosidade da tíbia

Já o Vasto Medial tem sua origem  na linha intertrocantérica e lábio medial da linha áspera do fêmur e sua inserção está através do aspecto medial do tendão do quadríceps femoral e margem medial da patela e através do ligamento patelar até a tuberosidade da tíbia.

Então podemos perceber que esses dois músculos tem suas inserções são na Patela, e somente cruzam a articulação do Joelho, ou seja, Vasto Medial e Vasto Lateral, são único e exclusivamente extensores dos Joelhos, devido ao seu eixo de tração somente cruzar a articulação do Joelho. Juntamente com o Vasto Intermédio, o Vasto Lateral e Medial, compõem os três músculos do Quadríceps, que são monoarticulares, ou seja, única e exclusivamente estendem os Joelhos.

Lembrando que o Vasto Medial, tem uma importância maior que os outros músculos na extensão dos Joelhos, porque ele tem um componente vetorial que além de estender o Joelho, ou seja, fazer com que a patela suba em relação ao Fêmur, o Vasto Medial também tem um componente vetorial que faz com que a patela se desloque medialmente. Esse é um componente importante em indivíduos que apresentam Condromalacia Patelar, é um músculo importante de ser treinado, e trabalhado em indivíduos que apresentem essa patologia.

Entretanto durante todo arco de movimento de extensão do Joelho, a participação do Vasto Medial é baixa, por exemplo, a ação muscular do Vasto Medial no exercício de Cadeira Extensora é nos últimos 20 graus de extensão do Joelho, ou seja, quando você está finalizando a extensão do Joelho na cadeira extensora é o momento aonde cresce a participação do Vasto Medial.

vasto_medial_lateral_músculo_quacríceps

Qual função, inserção e origem do Reto Femoral?

Reto Femoral além de ser superficial e estético, tem sua origem  da cabeça direita na região da pelve mas precisamente na espinha ilíaca ântero-inferior e já chamada cabeça refletida no sulco acima do acetábulo do quadril.  Já sua inserção é   na borda proximal da patela e através do ligamento patelar até a tuberosidade da tíbia. importante mencionar que o local de inserção e o mesmo que os outros músculos componentes do quadríceps.

Porém se levarmos em consideração a origem do Reto Femoral que é na Pelve, podemos identificar que esse músculo também cruza a articulação do Quadril, e portanto o Reto Femoral além de extensor do Joelho tem ação de flexionar o Quadril. Como ele se encontra a frente do eixo laterolateral, ou seja, o eixo que cruza a articulação do Quadril, a contração do Reto Femoral, elevará a coxa realizando uma flexão do Quadril.

Portanto o músculo Reto Femoral é biarticular, e tem duas funções motoras, estender o Joelho, e flexionar o Quadril. Obviamente para flexionar o Quadril, ele trabalhará em conjunto com outros músculos flexores do Quadril.

reto_femoral_quadíceps_músculo

Então seguidor não perca a vídeo aula de hoje, e conheça os músculos que compõem o Quadríceps.

 

 

18 comments on “Músculos do Quadríceps

  1. Sou fisioterapeuta e fiquei muito interessado no software 3D anatomia possibilitando estudar origem e inserção, bem como análise biomecânica dentre outros aspectos.

    Como consigo comprá-lo?

    Obrigado.

    Dayson

    • Olá Dayson de Souza Bitarães. O aplicativo utilizado para a série Treinoem FOCO Anatomia é o ZigoteBody. Ele é um aplicativo gratuito que pode ser acessado online através do link: http://www.zygotebody.com/

      Abraço!

  2. Parabéns pelos videos são excelentes e de boa qualidade. Esta me ajudando bastante no curso de Educação física .obg !

    • Nós que agradecemos por confiar em nosso trabalho.

  3. parabens equipe do TREINO EM FOCO! acompanho sempre os videos e procuro me alto corrigir na hora do meu treino, e consequentemente, ajudo algumas pessoas q vejo q estao fazendo o exercicio de forma errada corrigindo a sua postura e o modo de executar os exercicios, to parecendo professor kkk.
    procuro sempre me informar com vcs e cada vez aprendendo mais para q meus treinos fiquem cada vez melhores, sempre indicando TREINO EM FOCO aos meus amigos e conhecidos pq td q to aprendendo e no site, sem mais, abraços a tds e mais uma vez parabens!

    • Muito obrigado André por indicar nossas mídias de informação a teus amigos e familiares. Informação sempre é útil e quando ela transforma para melhor o cotidiano das pessoas (no teu caso o cotidiano de treino) torna-se um fator transformador.

      grande abraço.

  4. Parabéns João Moura e equipe do treino em foco pelo trabalho que estão realizando!!!

    O processo didático pedagógico utilizado nas videos aulas, para explicar os conhecimentos científicos,é excelente!!!
    Todas essas informações contidas no site,estão colaborando na minha formação em Educação Física.
    abraços.

    • Olá Artur, nós do Treino emFOCO ficamos agradecidos pelas tuas palavras e continuaremos buscando levar informação qualificada aos nosso seguidores qualificados como você.
      Grande abraço.

  5. Acompanho todos os vídeos de vocês. Estão de parabéns! Site com excelente conteúdo!

  6. ” JOÃO MOURA, um brilhante trabalho esse seu, explicações completas e perfeitas…esta me ajudando muito, estou cursando Ed. Fisica e seus videos estão sendo uma luz no meu caminho! muito obrigada…e meus parabéns! estamos precisando de profissionais como vc nesse mundo da musculação!

    • Muito obrigado Ana Paula, lembro sempre que o trabalho é esforço de toda a equipe treinoemFOCO. Obrigadão.

  7. gostei muito do trabalho de vcs.
    esta ajudando muito na minha graduação.
    parabéns e mto obrigada.

    estudande educação fisica bacharel

    • Obrigado Lucélia, nosso objetivo é ajudar a todos da melhor forma possível. Peço que divulgue o material entre teus colegas assim mais pessoas e acadêmicos poderão beneficiar-se das informações que transmitimos.

      Tu és acadêmica em que universidade?

      Obrigado e um abraço.

  8. Conheci o site a pouco tempo e acho todos os vídeos interessantes e principalmente os de anatomia, que estão ajudando muito na minha formação acadêmica. Continuem trabalhando da maneira que vocês acreditam ser a correta, na minha opinião vocês estão no caminho certo. Parabéns pelo trabalho bem realizado!

    • Raquel, muito bom ouvir palavras como as tuas… isso demonstra que estamos conseguindo atingir nossos objetivos. Obrigado mesmo.

      Peço tua ajuda para ajudar na divulgação do nosso material para que assim possamos atingir um número maior de pessoas com as informações.

      Forte abraço.

  9. Se o site é “Treino em Foco” gostaria gentilmente de sugerir que não dedicassem um vídeo de mais de 10 minutos explicando sobre anatomia.

    Dica de um visitante assíduo do site: Postem discussões sobre temas e variantes que realmente ainda causam confusão para os praticantes: como a velocidade correta de execução para hipertrofia, se índice glicêmico dos alimentos afeta o metabolismo, artigos científicos recentes na área, erros cometidos na execução de certos exercícios, como evoluir na progressão de carga, até que ponto o exercício de cardio pode interferir para quem procura hipertrofia, dicas para ganhar mais força no treino com pesos, etc.

    Abraço a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *