TEF- Responde

Dor no ombro na elevação lateral – Como evitar?

Please log in or register to do it.

A dor no ombro  na elevação lateral é uma ocorrência muito comum durante a musculação. No entanto, a mesma pode ocorrer durante a execução de outros exercícios que também exijam uma ampla movimentação da articulação glenoumeral.

Por que ocorre dor no ombro na elevação lateral?

Como mencionado acima no texto, a dor na região do ombro ocorre principalmente durante a execução do exercício de elevação lateral. Todavia, é também possível de ocorrer ao realizar outros exercício, como por exemplo, elevação frontal, desenvolvimento, puxada alta e também supino inclinado.

Leia também: Elevação lateral – Qual influência da posição da polia?

Muitas vezes esse cenário ocorre em virtude de uma alteração morfológica, denominada de acrômio ganchoso. Esta alteração anatômica ou morfológica, caracteriza-se por um crescimento maior da região distal do acrômio, o que por sua vez leva a uma redução do espaço subacromial. Ou seja, o espaço subacromial é consiste na distância entre a cabeça do úmero e o acrômio. Portanto, o indivíduo que apresenta o acrômio ganchoso, já tem uma redução deste espaço. Um ponto importante a salientar, é que podem ocorrer diferentes graus de acrômio ganchoso, isto é do tipo 1, 2 ou 3. Esta classificação esta vinculada a severidade.

Pois bem, durante a execução da elevação lateral ocorre o movimento de abdução glenoumeral. Com isso, naturalmente ao longo dos graus de abdução o espaço subacromial tem uma redução gradual. No entanto, como a escapula começa a participar a partir de 60° de abdução, produzindo uma elevação e rotação superior, ocorre um aumento do espaço subacromial, assim, evitando o contato das estruturas que ali estão posicionadas.

Todavia, em um indivíduo que apresenta acrômio ganchoso, como o espaço subacromial já é diminuído, ao abduzir o ombro este espaço reduz rapidamente de forma significativa, o que poderá levar a um contato prematuro, principalmente do tendão do supraespinhal. Portanto, a probabilidade deste indivíduo apresentar dor no ombro é grande.

Qual a relação da escapula e a dor no ombro na elevação lateral?

Como citado anteriormente, a partir dos 60° de abdução glenoumeral a escapula começa a rodar superiormente ou lateralmente e também se elevar. Assim, caso o indivíduo que apresente acrômio ganchoso não tenha uma condição significativa dos músculos que produzem esse movimento escapular (trapézio todos os feixes, romboides, elevador da escapula e serrátil anterior), a chance de ocorrer uma redução mais cedo do espaço e contato das estruturas é muito grande. Portanto, o profissional deverá estar atento a este aspecto também.

Mas qual forma de executar a  elevação lateral para diminuir a chance de ocorrer dor no ombro?

Muitas vezes para recuperar o quadro de acrômio ganchoso existe a necessidade de um processo cirúrgico. No entanto, muitos clientes não querem se submeter a isso. Portanto, imaginando que a prescrição do exercício de elevação lateral seja importante na sessão de treino do mesmo, uma estratégia poderia ser executar o exercício de elevação lateral no banco inclinado.

Leia também: Elevação lateral no banco inclinado – é eficiente?

Do ponto de vista biomecânico o exercício de elevação lateral no banco inclinado é bem interessante. Pois como o cliente já esta em uma posição inclinada, no início da fase concêntrica do movimento já ocorre é produzido um significativo braço de momento da alavanca, e consequentemente torque resistivo e muscular. No meio da fase concêntrica, quando o seguimento braço está a 90° em relação a solo, é o maior braço de momento da resistência, e o mesmo vai reduzindo, e zerando no final da fase concêntrica.

Portanto, se notarem o maior trabalho muscular é produzido nos primeiros ângulos da elevação lateral inclinado no banco, e assim, é o momento de menor risco de um contato das estruturas, e desta forma dor no ombro.  Diante da justificativa apresentada, a elevação lateral inclinada parece ser  um exercício seguro para clientes que apresentam acrômio ganchoso e dor no ombro.

Analisem a vídeo aula!!!

 

Importância da avaliação física
Como fazer mergulho na paralela?

O seu endereço de e-mail não será publicado.