Qual o objetivo da série Treino em Foco Anatomia?

Bom pessoal, a série Treino em Foco Anatomia tem por objetivo apresentar questões principalmente musculares, grupos musculares envolvidos em diferentes movimentos e diferentes exercícios como no treinamento resistido com pesos ou musculação. Abordaremos a questão de origem e inserção de vários grupos musculares. Para o desenvolvimento do entendimento da Anatomia trabalharemos com um software chamado Zygote Body , e com ele tentaremos descrever algumas questões de Anatomia e também Cinesiologia, em diferentes programas ao longo da série Treino em Foco Anatomia.

 

Como funciona o software Zygote Body?

Quando você abrir o software incialmente aparecerá a imagem de uma mulher, aonde você poderá roda-la para o lado direto ou esquerdo. Você também poderá trocar o boneco para homens e trabalhar. No Zygote Body  você tem a opção de realizar uma dissecação por camada, e por diferentes tecidos, fazendo isso você notará que primeiramente serão retirados os trajes do boneco, ou a roupa, na sequencia você conseguirá visualizar diferentes órgãos, e conforme você baixando no menu do software que fica no canto esquerdo da tela, você visualizará que irá eliminando os tecidos sequencialmente, por exemplo, eliminar o tecido muscular, depois o tecido ósseo, ficando com a visualização das vísceras, visualizando na sequencia o sistema circulatório e neural pelo corpo. Você tem a opção de utilizar o zoom na imagem e ampliar para o melhor entendimento da Anatomia do corpo humano.

 

Como nosso objetivo maior na série Treino em Foco Anatomia é trabalharmos com o sistema muscular, então dentro do sistema Anatômico muscular, ou do tecido muscular, iremos tentar identificar alguns tecidos musculares. Por exemplo, para analisar somente os tecidos que que interessam, você poderá retirar do boneco, os sistemas: neural, circulatório, digestório, e os órgãos, ficando apenas com o tecido ósseo, e tecido muscular, para trabalhar com a ideia de origem e inserção dos músculos.

Então você terá a imagem do boneco, com a camada de músculos superficiais do corpo, aonde no primeiro momento não terá a possibilidade de visualizar, e identificar a musculatura profunda, porém você poderá retirar os músculos superficiais, visualizar e trabalhar com musculaturas mais profundas, e identificar a Anatomia do corpo humano com mais detalhes. Lembrando que o boneco sempre se encontrará em posição Anatômica.

O que é essa posição Anatômica?

Posição Anatômica é: O indivíduo se encontra em pé, com os joelhos estendidos, a coluna ereta mantendo as curvaturas naturais e fisiológicas, os braços com os cotovelos estendidos, e relaxados ao longo do corpo lateralmente, e um detalhe importante que as palmas das mãos deverá estar voltada para frente.

Os pés deverão estar com um pequeno afastamento lateral aproximadamente na largura dos Quadris ou dos Ombros, e a cabeça deverá estar orientado no plano de Frankfurt.

 

Então seguidor do Treino em Foco, não perca a vídeo aula de hoje, e conheça o software Zygote Body , e a posição Anatômica, que será utilizada nessa série sobre Anatomia.