O treinamento resistido elástico poderá ser acoplado ao treinamento resistido com pesos visando aumentar a intensidade do esforço no exercício.

treino_em_foco_treinamento_resistido_elástico

Qual é a lógica de utilizar o treinamento resistido elástico?

Hoje em dia muitos profissionais de Educação Física que atuam como personal trainer ou como professores nas salas de musculação estão buscando utilizar diferentes estratégias para potencializar as sessões de treinos de seus alunos/clientes. Diante disso, uma estratégia que começou a ser amplamente utilizada é a realização do treinamento resistido elástico acoplado ou não ao treinamento resistido com pesos. Ou seja, o profissional utiliza somente elásticos para realizar por exemplo uma rosca bíceps, chute de tríceps ou até mesmo agachamento. Entretanto, como citado acima esse elástico poderá ser acoplado por exemplo a uma barra onde o indivíduo executará uma rosca direta de bíceps.

Para conseguir compreender a utilização da faixa elástica seja no treinamento resistido elástico ou acoplado ao treinamento resistido com pesos é necessário entender alguns pontos. Primeiro, quando mais a faixa elástica seja distendida maior será a resistência gerada para que a mesma (faixa elástica) volte ao comprimento normal. Por exemplo, quando o indivíduo executa uma rosca direta somente utilizando a faixa elástica quando maior for a flexão dos cotovelos maior será a resistência gerada pela faixa elástica para estender os cotovelos. Esse comportamento descrito será gerado em todos os exercícios citado acima.

treino_em_foco_treinamento_resistido_elástico

Por que é interessante utilizar o treinamento resistido elástico acoplado ao treinamento resistido com pesos?

Durante a realização de exercício em uma sessão de treinamento resistido com pesos, o torque resistido e consequentemente o torque muscular irá se alterar ao longo da amplitude de movimento de um determinado exercício. Essa cenário ocorre em virtude da alteração dos braços de alavanca da resistência gerado durante a amplitude de movimento.

Para que você consiga entender melhor essa lógica vamos utilizar o exemplo do exercício de rosca direta com barra. Durante a execução desse exercício o maior braço de alavanca da resistência (distancia perpendicular entre a projeção da resistência e o eixo articular) será gerado aos 90° de flexão dos cotovelos. Assim, o maior torque resistivo e muscular também será gerado neste ponto da amplitude de movimento. Por outro lado, quando o aluno/cliente continua a execução da fase concêntrica do movimento, ou seja, flexão dos cotovelos, o braço de alavanca da resistência começará a diminuir e consequentemente o torque resistido e muscular. Com isso, a intensidade do trabalho sobre os músculos flexores dos cotovelos irá reduzir.

treino_em_foco_treinamento_resistido_elástico

Por outro lado, com a utilização da faixa elástica como descrito anteriormente no texto, quanto maior for a flexão dos cotovelo maior será a tensão gerada sobre o elástico. Isto é, se o aluno/cliente estiver executando a rosca direta com barra utilizando um elástico, quando o torque muscular começaria a reduzir em virtude da queda do braço de alavanca da resistência e consequentemente torque resistivo, o elástico aumentará o torque muscular em virtude da forte distensão produzida no mesmo (elástico).

Diante disso, caso o objetivo do profissional de Educação Física que atua como personal trainer ou professor na sala de treinamento resistido com pesos ou musculação, a utilização do treinamento resistido elástico acoplado ao treinamento resistido com pesos poderá gerar uma tensão maior sobre o músculo alvo. Pois como já descrito acima no momento em que o torque resistivo e muscular iria reduzir em virtude da redução do braço de alavanca da resistência, o torque muscular será aumentado em virtude da maior extensão produzida sobre o elástico.

Quando é interessante utilizar o treinamento resistido elástico acoplado ao treinamento resistido com pesos?

Para um aluno/cliente que busca produzir ajustes hipertróficos e que já encontra-se em um nível avançado de treinamento, passaria a ser interessante a utilização de elásticos acoplado aos exercícios no treinamento resistido com pesos. Pois como já mencionado acima, quando utiliza-se a faixa elástica ou elástico se produzirá um aumento ou manutenção da tensão muscular onde ocorreria uma redução em virtude da queda da distância do braço de alavanca da resistência.

Essa manutenção da tensão muscular poderá gerar um maior estresse mecânico e também porque não metabólico sobre as unidades motoras e fibras que há constituem, visando manter a tensão muscular. Com isso, esse cenário poderia contribui para a geração de ajustes hipertróficos. Essa hipótese necessita ser melhor investigada pela literatura cientifica.

treino_em_foco_treinamento_resistido_elástico

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e verifiquem as explicações do professor João moura sobre o treinamento resistido elástico.