Para melhora da valência biomotora de resistência aeróbia uma ótima estratégia é realizar um treino aeróbio no futebol com bola para motivar o praticante.

treino_em_foco_treino_aeróbio_no_futebo_treino_aeróbio_para_o_futebol

Inúmeros indivíduos gostam de praticar o esporte futebol aos finais de semana. Entretanto, muitas vezes esses praticantes ficam desmotivados, pois devido ao sedentarismo apresentam um baixo nível de resistência aeróbia. Tendo em vista que essa (resistência aeróbia) é uma das valências biomotoras mais exigidas na pratica do esporte futebol, esses praticantes não conseguem ter um bom desempenho nas suas “peladas” de final e semana.

Diante disso, esses praticantes buscam por exemplo as academias de ginastica para melhorar a sua capacidade aeróbia, realizando treinos aeróbios em esteira e bicicletas. Entretanto, não se sentem satisfeitos e acabam se desmotivando. Dessa forma, uma ótima estratégia para melhorar a capacidade de resistência aeróbia desses praticantes é realizar treino aeróbio executando exercícios que simulem situações do esporte futebol e que utilizem bola para motiva-los, ou seja, realizar um treino aeróbio no futebol utilizando o implemento bola.

Na volta da série Treinamento Físico de esportes coletivos com bola, apresentaremos hoje uma proposta de exercício físico para treinar a valência biomotora  de resistência aeróbia, valência essa que é uma das mais solicitadas no esporte futebol.

Quais as principais valências biomotoras solicitadas no esporte futebol?

Várias valências biomotoras são exigidas no esporte futebol dentre elas podemos citar o   equilíbrio de forma dinâmica, que é fortemente solicitada no momento em que o jogador ou atleta tenta ludibriar seu marcador realizando um drible seja ele com bola ou um drible de corpo. Outra valência biomotora fortemente solicitada durante a realização do futebol é a velocidade, solicitada em inúmeros momento durante o jogo, como por exemplo em uma situação de contra-ataque buscando a realização da finalização a gol.

Também ocorre uma grande exigência da valência biomotora de força muscular somada a velocidade, ou seja, durante a pratica do esporte futebol ocorrerá um grande exigência de produção de potência muscular. Essa exigência de potência muscular ocorrerá em momentos que o jogador ou atleta realiza uma desaceleração e logo em seguida retoma a aceleração, por exemplo quando o atleta ou jogador  perde a bola e tem que voltar imediatamente para realização da marcação do seu adversário. Valência biomotora de potência muscular será também solicitada em movimento de salto por exemplo para o cabeceio.

Outra valência biomotora muito solicitada durante uma partida de futebol é a de resistência anaeróbia. Essa valência biomotora é fortemente acionado porque durante a partida são realizados acelerações (piques) intermitentes, ou seja, ocorre durante uma partida de futebol diferentes momentos de acelerações que podem durar em média em torno de 20 a 40 segundos. Com esse tempo de execução do ator motor ocorrerá uma forte exigência de produção de energia a partir da glicólise anaeróbia, isso justifica a forte solicitação de resistência anaeróbia.

Além, de todas essas valências biomotoras citadas acima no texto (equilíbrio dinâmico, força muscular, velocidade, potência muscular e resistência anaeróbia) uma valência biomotora que é fortemente exigida é a de resistência aeróbia. Diante disso, no programa de hoje discutiremos como realizar um treino para melhorar essa valência biomotora para a prática do futebol, ou seja, como realizar um treino aeróbio no futebol.

treino_em_foco_esportes_coletivos_com_bola_treino_aeróbio_com_bola_para_o_futebol

Como utilizar os exercícios com bola para um treino aeróbio no futebol?

Imaginemos que você seguidor seja um personal trainer e está iniciando um trabalho com um casal de ex atletas de futebol. Realizando a anamnese com seus dois futuros clientes eles informam a você que ainda gostam de praticar o esporte futebol aos finais de semana e, que seu principal objetivo nesse contratação do seu trabalho como personal traienr seja melhorar a sua capacidade cardiovascular, ou seja, a sua resistência aeróbia para praticar o esporte futebol com uma melhor performance, entretanto querem realizar esse trabalho físico juntos. No momento em que você (personal trainer) aplicou os teste físicos para diagnosticar as condições físicas iniciais de seus clientes você visualizou que os dois apresentam um baixo condicionamento cardiovascular, ou seja, baixo nível e resistência aeróbia.

Dessa forma, você seguidor como personal trainer desse casal deverá criar situações de exercitação que possibilitem a pratica pelos dois indivíduos buscando a melhora da resistência aeróbia do casal. Diante disso, tratando-se de ex atletas de futebol você (personal trainer) poderá realizar exercícios que são utilizados na preparação física do esporte futebol que utilizem o implemento bola para motivá-los a realização do treino físico buscando a melhora da resistência aeróbia de ambos.

Quais exercícios podem ser utilizados para o treino físico aeróbio no futebol utilizando o implemento bola?

Uma proposta de exercício físico que você personal traienr poderá utilizar para um treino aeróbio no futebol utilizando o implemento bola, é realizar um trabalho físico de deslocamento frontal continuo com o execução de passe rasteiro.

Ou seja, você personal trainer poderá posicionar-se no centro do campo, em seguida posicionar dois cones próximos a linha lateral com uma distancia por exemplo de cinco metros. Dessa forma, imaginando que você esteja trabalhando com o casal (citado anteriormente no texto) você deverá solicitar que os dois se desloquem em sentidos diferentes entre os cones, ou seja, no momento em que um indivíduo chegar próximo ao cone que está localizado perto da linha central do campo você (personal trainer ) realizará um passe na direção desse cone e o indivíduo imediatamente deverá devolver com um passe.

Após, o indivíduo que realizou o passe deverá deslocar-se em direção ao outro cone e, o outro executante (lembrando que estaremos trabalhando com um casal) deverá deslocar-se a esse cone próximo a linha central do campo e realizar o passe para o personal trainer. Em seguida o deslocamento deverá ser repetido por ambos os executantes. Lembrando que esse exercício deve ser realizado de forma continua, para trabalhar exatamente a valência biomotora de resistência aeróbia, ou seja, com isso realizando um treino aeróbio no futebol.

Para execução desse exercício apresentado acima o personal trainer poderá utilizar um cardiofreqeuncuiomenteo para o controle da carga de esforço do exercício. Porém, lembrando a vocês seguidores que o objetivo principal do série não é discussão de cargas de treinamento e sim, apresentar para vocês seguidores proposta de exercícios com bola para melhora de diferentes valências biomtoras.

Em seguida será apresentado outro exercício para realizar um treino aeróbio no futebol.

treino_aeróbio_para_o_futebol_treinamento_físico_esportes_coletivos_treino_em_foco

Como executar uma outra proposta de exercício para realizar um treino aeróbio no futebol com bola?

Nessa proposta de exercício para um treino aeróbio no futebol com bola, você personal trainer poderá posicionar-se no centro do campo de futebol e, o seu cliente deverá posicionar a aproximadamente cinco a seis metros de você (personal traienr). Você  personal traienr deverá realizar com a bola passes num ponto futuro, ou seja, exigindo dessa forma com que o seu cliente desloque-se para realizar o passe de volta a você (personal trainer). Em seguida o personal traienr deverá realizar outro passe em um ponto futuro, ou seja, exigindo novamente que seu cliente desloque-se para efetuar o passe.

Dessa forma, essa proposta de exercício descrito acima deverá ser trabalhado de forma continua, com isso produzindo uma forte exigência da valência biomotora de resistência aeróbia. Dessa forma, atingindo o objetivo principal citado anteriormente em nosso exemplo do casal, que era melhorar a condição aeróbia para prática do esporte futebol.

treino_aeróbio_para_o_futebol_com_bola_esportes_coletivos_com_bola_treino_em_foco

Como aumentar ou diminuir a intensidade desse segundo exercício proposto para um treino aeróbio no futebol com bola?

Se você personal trainer observou que seu cliente já adquiriu uma melhor condição física com o treinamento aplicado, caso você realizar esse segundo exercício proposto (descrito acima) você (personal traienr) poderá aumentar a intensidade do trabalhando realizando um passe com uma maior distancia no ponto futuro. Dessa forma, exigindo que seu cliente desloque-se de maneira mais forte e rápida para realizar o passe.

Entretanto, caso o seu cliente ainda não apresente uma boa condição física você (personal trainer) poderá realizar essa segunda proposto exercícios executando o passe em uma distância de ponto futuro mais próxima do seu cliente. Com isso, você diminuirá a exigência de força, velocidade e resistência aeróbia do seu cliente para realizar esse exercício.

treino_em_foco_esportes_coletivos_com_bola_treino_aeróbio_para_o_futebol

Seguidor, não perca a vídeo aula de hoje e saiba como realizar um treino aeróbio no futebol.