Texto produzido pelo prof. Dr. João Moura

              Nos esportes coletivos com bola a movimentação corporal (deslocamentos) são intensos. Imaginemos a finta do atleta de handebol previamente ao arremesso, a bandeja do basquete com a enterrada, a marcação sobre pressão no futsal, as trocas de bolas da “base” entre os tenistas top ten mundiais e assim tantos outros exemplos ou situações de jogo que demonstram a grande movimentação corporal em esportes coletivos com bola.

                Assim, podemos concluir que a qualidade física agilidade é fundamental. Conceitualmente entendemos agilidade como a troca de direção e/ou sentido de movimento na mais elevada velocidade possível. Portanto, agilidade é uma das qualidades físicas mais importantes no esporte de alto rendimento pois permite a movimentação dos atletas em altíssima dinâmica de jogo.

                Agilidade é uma qualidade física derivada, ou seja, ela é “construída” a partir de outras. Neste caso potência muscular permite frear um deslocamento e acelerá-lo no novamente em outra direção configurando a agilidade, mas a potência muscular permite essas acelerações em contrações musculares explosivas. Concluindo, a agilidade corporal tão necessária no esporte é, de certa forma, dependente da potência muscular.

                Visto de outra forma a potência depende da força e da velocidade. Em verdade, em física potência é definida pelo produto da força pela velocidade. Assim sendo, agilidade é dependente da potência muscular que por sua vez é dependente da força e velocidade.

                Uma vez que você esteja realizando a preparação física de uma atleta que seja de esporte com bola, certamente agilidade, se não for a principal, será uma das qualidades física mais importantes. Seguindo o conceito apresentado você deverá treinar a qualidade física em si (agilidade) mas também a qualidade de base potência, e para evolução desta última, deverá ser treinado muita força e velocidade conferindo a potência muscular desejada e influenciando forte e diretamente a agilidade corporal.