TEF- Responde

Avaliação física – Quais realizar?

Please log in or register to do it.

Realizar avaliação física é muito importante para que o profissional consiga realizar um treinamento mais assertivo, e obviamente atrelado aos objetivos do cliente.

Como selecionar a avaliação física?

Como já sabemos existe uma variedade de testes físicos e avaliações que podem ser realizados além da avaliação morfológica para realizar uma triagem inicial do cliente. Obviamente, a avaliação morfológica para identificar o percentual de gordura, percentual de massa magra, distribuição de gordura é essencial para conhecer a atual condição morfológica do cliente.

Leia também: Análise da avaliação antropométrica e morfológica

Todavia, é também importante, por exemplo identificar qual os valores de frequência cardíaca, pressão arterial e outros parâmetros cardíacos para conhecer melhor o cliente. Ainda, como uma avaliação de base e primordial, é um diagnóstico postural. Assim, realizar uma avaliação postural estática em um primeiro momento é muito importante para avaliar qual as condições ortopédicas do mesmo.

Avaliação_física_avaliação_morfólógica_testes_físicos_treino_em_foco

Avaliação física complementar

Como demonstrado acima no texto, entendemos que essas três avaliações citadas acima são primordiais. No entanto, as avaliações complementares o personal trainer poderá escolher a ´partir de pontos que identifique que merecem uma análise mais aprofundada, ou compatível com aquele cliente.

Leia também: Por que não pode fazer avaliação após o exercício?

Por exemplo, para deixar a linha de raciocínio apresentado acima mais claro, se o personal trainer estiver trabalhando com um cliente que é um idoso, aplicar testes físicos específicos é importante para esta população. Portanto, inclui-los na avaliação trará informações importantes.

Em um outro exemplo, caso o personal trainer esteja trabalhando com um cliente que apresenta alguma lesão na articulação do joelho, além de aplicar a avaliação postural estática, incluir uma dinâmica também seja um ponto importante. Portanto, percebemos que algumas avaliações específicas devem ser realizadas de acordo com a necessidade e não para encher linguiça.

Avaliação_física_avaliação_morfólógica_testes_físicos_treino_em_foco

Qual o “problema” ao realizar avaliação física em excesso?

Como foi defendido ao longo de todo texto e também na vídeo aula, acreditamos que a avaliação física é primordial para realizar uma leitura mais completa do cliente e portanto conhece-lo melhor.

Leia também: Importância da avaliação física

Entretanto, é importante que não ocorra a realização de avaliações física em excesso, ou seja, que não são necessárias para aquele cliente. Ou seja, ao realizar essa tomada de decisão o personal trainer, certamente não utilizará grande parte dos dados para ter informações para auxiliar na formação do treino. Portanto, em resumo, analisar e realizar as avaliações físicas e gerar resultados que efetivamente serão utilizados par embasar o treino do cliente é fundamental. Assim, realizando essa lógica acreditamos que isso mostrará ainda mais a importância para o cliente e a comunidade da avaliação física.

Analisem a vídeo aula.

Exercícios para panturrilhas e variações
Panturrilhas - Vale a pena mudar a posição dos pés

O seu endereço de e-mail não será publicado.