TEF- Responde

Importância da avaliação física

Please log in or register to do it.

A avaliação física é de extrema importância para que se tenha a prescrição de um treinamento mais assertivo para a condição física atual do cliente. Entretanto, a avaliação física é composta pela analise morfológica, ou seja, percentual de gordura e massa muscular, mas também poderá conter alguns testes físicos para mensurar algumas valências biomotoras.

Leia também: Por que não pode fazer avaliação após o exercício?

Por que esse projeto de lei quer desobrigar a avaliação física nas academias?

 Em Ipatinga/MG um projeto de lei foi apresentado desobrigando a necessidade da realização de avaliação física para o cliente iniciar em uma academia. Ou seja, passa a ser facultativo a avaliação física, sendo assim o cliente poderá escolher se quer realiza-la ou não.

Leia também: Avaliação Morfológica via Ultrassom – Boa estratégia para comparar clientes?

A principal justificativa apresentada pelo vereador que realizou a proposta de lei, é que a avaliação física da forma que é realizada não consegue mensurar de forma adequado o que tem por objetivo. Portanto, diante disso passa a ser, na visão dele, desnecessária como obrigação para que o cliente inicie a prática do treinamento.

Avaliação física é mesmo desnecessária?

Apesar de não termos realizado uma entrevista com o vereador que fez a proposta de lei, somente levantaremos algumas hipóteses no texto.

Assim, um primeiro problema que pode ocorrer é em virtude do posicionamento do próprio profissional de educação física em relação a avaliação física. Ou seja, muitos profissionais não conseguem demonstrar ao cliente a importância que a avaliação física, seja ela morfológica ou de testes, tem em relação a prescrição dos exercícios.  Este cenário é possível de se identificar quando o cliente chega a academia e é dado a ele a opção de fazer ou não a avaliação. Diante disso, para um cliente que optou por realizar, a mesma é efetuada e posteriormente confeccionado o treino. Porém, para um outro cliente que não quis realizar a avaliação física, o treino também é confeccionado, e o profissional muitas vezes não apresenta a necessidade. Assim, esse é um cenário que já passa o descrédito da avaliação.

Leia também: Por que realizar 13 testes físicos?

Um outro problema é que muitos profissionais fazem na avaliação física inúmeros procedimentos e testes, gerando vários resultados, mas no fim das contas não utilizam os dados gerados em prol do treinamento. Portanto, novamente apresentando um descrédito para a avaliação física.

Qual a real importância da avaliação física?

Entendemos que a avaliação física é de total importância e necessidade para que se possa realizar um treinamento mais assertivo. Isto é, através de uma avaliação bem realizada, e possível encontrar indicadores de um problema cardiovascular por exemplo, através de uma tomada de medida simples de frequência cardíaca e valores pressóricos. Também e possível observar alguma alteração ortopédica do cliente, por exemplo através de uma avaliação postural.

Assim, se pode entender que a avaliação física bem realizada é totalmente capaz de observar pontos específicos que estão vinculados totalmente a saúde do cliente. Portanto, os profissionais de educação física devem ter em mente que a avaliação física é importante para a prescrição segura do treinamento.

Analisem a vídeo aula.

Panturrilhas - Vale a pena mudar a posição dos pés
Dor no ombro na elevação lateral - Como evitar?

O seu endereço de e-mail não será publicado.