Treino em Foco Responde

Quando treinar o Manguito Rotador?

Please log in or register to do it.

 

Devo TREINAR Manguito Rotador?

Devo treinar o Manguito Rotador ANTES ou DEPOIS, da sessão de treinamento resistido com pesos ou musculação?

Qual MELHOR FORMA de treinar o Manguito Rotador?
É importante TRABALHAR e FORTALECER a musculatura do Manguito Rotador, pois ela é importante para manter a ESTABILIDADE da Articulação Glenoumeral ou do Ombro, que por si só, pela sua estrutura CARTILAGINOSA, ÓSSEA e o seu desenho arquitetônico não apresenta uma grande ESTABILIDADE , então ela dependerá muito da estabilidade produzida pelo seus LIGAMENTOS, depende muito da estabilidade produzida pelos músculos adjacentes, e do Manguito Rotador, FORMADO por quatro grupos musculares fundamentais para a fazer FIXAÇÃO, ESTABILIZAÇÃO e a COAPTAÇÃO da articulação Glenoumeral. O Manguito Rotador é formado pelo: Supraespinhal, Infraespinhal, Redondo Menor e o Subescapular.
No exercício de ROTAÇÃO INTERNA GLENOUMERAL realizado na polia para treinar o Manguito Rotador, o músculo atuante é o SUBESCAPULAR, já no exercício de ROTAÇÃO EXTERNA GLENOUMERAL COM HALTER , teremos o trabalho dos músculos INFRAESPINHAR, e do REDONDO MENOR, já o músculos SUPRAESPINHAL será trabalho junto com o Deltoide no exercício de ELEVAÇÃO LATERAL, ou Abdução Glenoumeral ou do Ombro.
Porém independentemente dos EXERCÍCIO que se faça para o Manguito Rotador, é importante fazer esses exercícios ANTES ou DEPOIS da sessão de treinamento de musculação?
Se pensarmos em ESTABILIZAÇÃO do Ombro e fortalecimento, é interessante que você execute o treinamento a APÓS o final do seu treinamento, por exemplo, de peitos, costas. Onde você nesses treinamentos precisará de grande ESTABILIDADE por exemplo do Ombro, ou até mesmo no seu treinamento de Ombro aonde você precisará de uma grande estabilidade, e isso vai depender muito dos MÚSCULOS do Manguito Rotador, é importante que você faça PRIMEIRAMENTE o seu treino, e APÓS realize o treinamento para Manguito Rotador.

Por que essa linha de PENSAMENTO?

Porque se você trabalhar os músculos do Manguito Rotador ANTES do seu treinamento, imaginando que seu treinamento seja apara costas, e vai movimentar a Articulação Glenoumeral, ou seja um treinamento para peito, e MOVIMENTARÁ Glenoumeral também, então se você realizar um treinamento de Manguito Rotador antes poderá partir para o seu TREINAMENTO PRINCIPAL com uma pré FADIGA de Manguito Rotador, porém devido a essa PRÉ FADIGA, você talvez não conseguirá ESTABILIZAR tão bem a Articulação Glenoumeral do que você conseguiria estabilizar se não houvesse feito anteriormente exercícios específicos para Manguito Rotador.
Então nesse sentido passa ser interessante, na maioria dos programas de treinamento, realizar os exercícios específicos para Manguito Rotador no FINAL do seu TREINAMENTO.

Então SEGUIDOR, não perca o vídeo de hoje e tire todas suas dúvidas, sobre o treinamento do Manguito Rotador.

Como executar os movimentos Clean e Jerk (mais educativos)
Ocorre alongamento do Peitoral Maior no exercício de voador frontal?

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Bacana, sempre acompanho os videos, analises enfim.

    Ficou bem bacana a sua colocação pois, você colocou que a intensidade do treino especifico para o manguito, digamos que será um fator predominante de quando aplica-lo em uma sessão de treino.
    Show de bola, parabéns!

    • Obrigado Dannilo. Nossa equipe está sempre trabalhando para trazer conteúdo de qualidade e acessível a população. Abraços.