Periodização

Como Pensar um Mesociclo de Treinamento?

Please log in or register to like posts.

Qual o primeiro ponto que o personal trainer deve definir em uma periodização?

Após obter os dados de anamnese, avaliação e o objetivo do cliente o personal trainer começará a traçar estratégias para atingir o mesmo (objetivo). Diante disso, um primeiro ponto a definir e como realizar o macrociclo, mesociclo e microciclo.

Mas, como definir os mesociclo de treinamento?

Nos mesociclos o profissional irá na maioria das vezes definir qual o método que utilizará para alcançar um determinado ao longo do macrociclo para alcançar o objetivo traçado. Assim, na grande maioria das vezes o mesociclo dura entre quatro a seis semanas de treinamento.

Para deixar mais claro a linha de raciocínio iremos imagina que o cliente busque o processo de emagrecimento e seja totalmente sedentário. Diante disso, em um primeiro mesociclo o personal trainer aplicaria somente caminhada na esteira. Imaginamos que após quatro a seis semanas com a evolução do cliente o personal trainer venha a aplicar uma trote de forma continua. Ou seja, desta forma observamos que no segundo mesociclo o personal trainer aplicou o método de treinamento aeróbio continuo. Já em um terceiro mesociclo, imaginando a evolução do mesmo o personal trainer planeja a aplicação já de um treinamento intervalo, porém com uma intensidade não muito alta. Por fim, novamente com a progressão, em um novo mesociclo já aplique por exemplo um treinamento intervalo de alta intensidade ou HIIT, para deixar o treino mais intenso.

Portanto, diante desse exemplo de linha de raciocínio podemos perceber que há um progressão da carga de esforço ao longo dos mesociclo.

Ta, mas o profissional pode reformular o mesociclo?

Com toda certeza. A periodização não algo que deve ser “engessado”, ou seja, é totalmente normal que o profissional ao longo do tempo tenha que realizar ajustes no microciclo e mesociclo para que o cliente consiga progredir de forma adequada para alcançar o objetivo principal de treinamento.

Portanto, o profissional deverá e esperar e estar ciente que é totalmente normal alterar a periodização, pois alterações ao longo do tempo acontecerão.

Alunos, analisem a vídeo aula!!!

Como Pensar um Microciclo no Treinamento de Força?
Como Raciocinar o Microciclo de Treino?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *