Periodização

Fenômeno da Supercompensação e Evolução de Treino – Qual a relação?

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O que é necessário para que ocorra a evolução da condição física?

Para que isto ocorra a evolução física do indivíduo é necessário que ocorra o fenômeno da supercompensação.

Mas o que é o fenômeno da supercompensação?

Ao longo das sessões de treino o indivíduo pode por exemplo não recuperar totalmente os níveis de glicogênio muscular. Ou seja, para ficar um pouco mais claro esse conceito iremos utilizar um exemplo para o quadríceps.

Assim, imaginemos que o indivíduo treine alguns exercícios com o enfoque para quadríceps na segunda-feira. Assim, após essa sessão os níveis de glicogênio muscular irão ter uma redução em relação aos níveis de repouso. Obviamente posteriormente o indivíduo irá se alimentar com alimentos que contenham carboidratos e os seus níveis de glicogênio muscular do quadríceps irão se elevar. Entretanto, este mesmo indivíduo voltou a treinar na quarta-feira com exercícios para quadríceps, e novamente teve uma queda nos seus níveis de glicogênio muscular. Porém, esta queda agora foi maior, pois os níveis pré já encontravam-se menores. Assim, voltou a descansar e comer e novamente treinou na sexta. Da mesma forma, como anteriormente os níveis de glicogênio muscular voltou a cair ainda mais. No entanto, este indivíduo não irá treinar no sábado e domingo, e assim seguindo a alimentação com carboidratos os seus níveis de glicogênio muscular irão se elevar mais do que estavam antes do início do treinamento, assim caracterizando o fenômeno da supercompensação.

Ta, mas por que o indivíduo evolui quando ocorre este fenômeno?

A resposta é muito simples, pois ao ocorrer esse fenômeno, o indivíduo terá maior conteúdo de substratos energéticos para “vencer” a carga de treinamento. Ou seja, aquela carga de treino ao qual encontrava dificuldade para realizar já será mais fácil, pois seu tecido muscular está mais adaptado para tal. Diante disso, para que continue a evolução de treino, é necessário elevar a carga de treinamento.

Alunos, analisem a vídeo aula!!!

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