Quais testes serão apresentado no vídeo de hoje, da série Performance em FOCO?

No vídeo de hoje será apresentado o teste de flexão de braço na barra fixa que é um teste de força, teste de  flexão de braço no solo, que pode ser caracterizado como um teste de resistência ou de força, porque se o indivíduo for realizar as flexões, e digamos por exemplo, o Jefferson consiga fazer 20, 25 ou até 30 repetições de flexão de braço no solo, isso caracterizará mais um efeito de treinabilidade e testagem de resistência muscular localizada, obviamente para os músculos envolvidos no movimento, do que propriamente força.

Entretanto ainda utilizando como exemplo o Jefferson, imaginamos que ele consiga executar 10 flexões de braço, então agora não podemos caracterizar 10 repetições de flexão de braço no solo, como esforço de resistência, ou seja, teremos que caracterizar 10 flexões de braço no solo como teste de força muscular. Então dependerá muito da condição física do indivíduo a ser avaliado, para se considerar o teste de flexão de braço no solo, como de resistência muscular localizada ou de força muscular. Já o terceiro teste será de flexão de Braço batendo palmas.

Como foi realizado o teste de flexão de braço na barra fixa?

O Treino em Foco, já gravou programas apresentando como deve ser realizado o teste de flexão de braço na barra fixa, também já gravamos um programo apresentando como você pode evoluir para executar o teste de flexão de braço na barra fixa.

No momento da execução do teste de flexão de braço na barra fixa, o indivíduo não poderá erguer a cabeça no momento da execução do teste, para validar a repetição o indivíduo deverá passar o queixo sobre a barra, ou seja, no final da fase concêntrica do movimento o indivíduo deverá passar o queixo por cima da barra. Já na fase excêntrica o indivíduo deverá estender totalmente os cotovelos, a abertura dos braços deverão estar um pouco mais afastado em relação a largura dos Ombros.  Então essa é a padronização do teste de flexão de braço na barra fixa.

flexão_barra_fixa_teste

Já para o teste de flexão de braço na barra fixa para a Tati, foi realizado uma variação, ou seja, a Tati realizou o teste executando a pegada supinada na barra, na sequencia posicionou os cotovelos em aproximadamente 90°.  Foi solicitado que ela tentasse ficar o maior tempo possível suspensa na barra com os cotovelos em aproximadamente um ângulo de  90°, realizando uma contração isométrica para sustentar o corpo o maior tempo possível.

teste_barra_fixa_tati

Como deve ser realizado o teste de flexão de braço no solo?

Nesse teste o indivíduo deverá estender totalmente os cotovelos no final da fase concêntrica do movimento, já no final da fase excêntrica o executante deverá tocar levemente o tórax no solo. Então essa foi a padronização do teste de flexão de braço no solo para o Jefferson.

teste_flexão_braço_solo

O Treino em Foco, também já gravou vídeos sobre esse teste, apresentando o objetivo do teste, e como realizar adequadamente, e os cuidados metodológicos que se deve ter no momento a execução do teste de flexão de braço no solo. Porém a execução do teste de flexão de braço no solo é muito simples, e de fácil aplicação.

No teste de flexão de braço no solo para a Tati, foi realizado uma adaptação, ou seja, a Tati executou o teste com dos Joelhos no solo, e com as pernas cruzadas, já o alinhamento de corpo e posicionamento dos membros superiores, foi basicamente o mesmo utilizada no teste de flexão de braço no solo com o Jefferson.

teste_tati_flexão_braço_solo

Como realizar, e qual o objetivo do teste de Flexão de braço batendo palmas?

Esse teste tem por objetivo avaliar a potência muscular de membros superiores, ou seja, é o teste clássico de flexão de braço, porém a única variação é que o indivíduo no momento a execução do teste deverá bater palmas. Essa variação de bater a palma é muito importante, porque ela exigirá do executante do teste que acelere o movimento concêntrico, para que permita a ele ao acelerar a faze concêntrica um tempo suficiente para fazer a batida da palma, e logo na sequência retomar o contato com o solo, realizar o freio excêntrico, e mais uma vez balisticamente realizar o movimento concêntrico do teste de flexão de braço batendo palmas.

teste_flexão_braço_batendo_palmas

Essa execução do teste efetuará uma exigência muscular de potência, para acelera o movimento na fase concêntrica, realizar um freio excêntrico forte, e logo na sequencia uma aceleração balística, caracterizando então um teste de potência muscular. Como na execução da flexão de braço envolve movimentos glenoumerais, de cotovelo e escapulares, é um teste que envolve a musculatura d membros superiores.

Vocês visualizarão no vídeo que o Jefferson executará classicamente, ou seja, se apoiar os joelhos no solo, e já a Tati executará o teste de Flexão de braço batendo palmas com os joelhos tocando o solo, porém o alinhamento corporal e a abertura do braços será o mesmo que a padronização da execução do Jefferson.

teste_flexão_braço_batendo_palmas_tati

Então seguidor, não perca o vídeo de hoje da série Performance em FOCO, e conheça os testes de flexão de braço na barra fixa, no solo, e a flexão de braço batendo palmas.