Treino para executar barra fixa

Please log in or register to like posts.
Vídeo

Você se questiona: como melhorar meu desempenho em realizar o exercício de flexão na barra? Como melhorar o número de repetições (flexões) na barra? Qual as estratégias didáticas para evoluir neste treinamento e que gerem melhoras (evolução) na força muscular?

Pois bem, o Treino emFOCO lança a partir de hoje uma nova série onde nosso objetivo principal é ensiná-lo a progredir didaticamente com a carga de treino de tal forma que você consiga melhorar seu desempenho em testes físicos (TAF´s), os quais fazem parte de concursos públicos para polícia militar, polícia civil, agente de trânsito, etc.

Hoje iniciamos com o teste de flexão na barra onde mostramos uma forma de progredir com a carga de trabalho visando melhorar seu desempenho em executar barra mesmo que você não consiga realizar uma barra sequer.

Assista ao vídeo e veja como treinar.

7 comments on “Treino para executar barra fixa

  1. Bom vídeo. Só não concordo com a largura da pegada no Pulley. Se a pegada na barra é na largura dos ombros, a pegada do pulley deveria ser a mesa para que o treinamento se torne específico. Grande abraço.

  2. Excelente matéria prof. João, ótimas sugestões para uma progressão, da barra fixa. Eu me formei em Educação Física este ano, e acompanho bastante o Treino em Foco. Tenho aprendido cada vez mais.
    Porém, eu fiz uma observação, a partir dos 06:50 do vídeo, em que voce sobe numa caixa, o fato de descer da barra e voltar para a caixa, fazendo aquele movimento lateral, sempre para o mesmo lado, isto não poderia comprometer a coluna, de um iniciante por exemplo? Só esta é a grande duvida.
    Abraços!

    • Olá Bruno,

      Caso o aluno utilize implementos (caneleiras) em seus membros inferiores como modo de sobrecarga fazendo movimentos laterais, sempre para o mesmo lado ao longo de várias semanas, poderá gerar uma assimetria muscular principalmente em Oblíquos (responsáveis pela inclinação lateral do tronco, movimento realizado neste exemplo em cadeia cinética aberta), porém, se o aluno não utiliza de sobrecargas como caneleiras o desenvolvimento desta assimetria tem menor proporção. Para buscar manter o equilíbrio corporal o ideal é alterar o lado de subir na caixa ao longo das sessões de treinamento, ou colocar a caixa posicionada atrás ou à frente do indivíduo.

      Abraço

  3. Muito bom o vídeo, fiz o Taf a alguns dias e passei. Tem muita gente precisando desse tipo de material com ótimas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *