Você conhece o teste de 10 saltos sucessivos? Quer saber como funciona?

Esse é um teste que tem por objetivo aferir ou quantificar, a potência muscular de membros inferiores. Para o teste de 10 saltos sucessivos já que se trata de um teste de potência muscular, é interessante se realizar um bom aquecimento.

Para realizar o teste de 10 saltos sucessivos, é necessário a utilização de uma fita métrica ou uma trena, pois é necessário a demarcação de 30 metros. O teste dos 10 saltos sucessivos como o próprio nome já diz, o executante deverá executar 10 saltos sucessivos no menor tempo possível, e também alcançar a maior distância possível.

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Nesse teste serão utilizados como variáveis para o cálculo da potência muscular de membros inferiores, a massa corporal do Jefferson e da Tati, o tempo da execução dos 10 saltos sucessivos, e a distância alcançada por eles no teste. Essas variáveis serão colocadas em uma equação específica, e essa equação nos dará uma estimativa da potência muscular de membros inferiores.

Então quanto maior o peso transportado, maior será a performance, ainda quanto maior a distância coberta nos 10 saltos sucessivos, maior também será a performance, e quanto menor o tempo para cobrir essa determinada distância, melhor será performance e a potência de membros inferiores.

 

Como realizar e qual o objetivo do teste do SEMO?

O SEMO, é um teste utilizado para medir a agilidade. O Treino em Foco, já gravou um programa apresentando todo o protocolo do teste SEMO, como deve ser executado, e quais os cuidados metodológicos que devem ser tomados.

O que foi aplicado ao Jefferson e a Tati, não é o protocolo clássico do teste do SEMO em si descrito na literatura, porque o protocolo clássico tem por objetivo medir agilidade pura. Porém o que o Jefferson e a Tati, necessitaram na competição de corrida de aventura e obstáculos, é uma resistência de agilidade, porque dependendo da prova, dependendo da pista, dependendo do percurso que eles irão fazer, a necessidade de agilidade estará composta junto com resistência. Então o que mudamos no protocolo do teste do SEMO, ao invés de solicitar para o executante rodar somente uma vez o percurso que é o protocolo original, será solicitado que o executante no caso o Jefferson e a Tati, rodem quatro vezes consecutivas a movimentação ou deslocamento pelo percurso, para que possamos atingir a medida de resistência de agilidade.

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Como realizar e quais as característica do teste de resistência, força, ou potência Abdominal?

O teste que o Jefferson e a Tati executaram está caracterizado na literatura como um teste de resistência abdominal, mas dependendo da performance do executante podemos caracterizá-lo como um teste de potência muscular abdominal, ou resistência de potência abdominal, ou ainda de força abdominal. O teste consiste em o indivíduo realizar em 1 minuto, o maior número de repetições, ou seja, o maior número de flexões abdominais em 1 minuto. Algumas pessoas por um baixo nível de condição física, conseguem executar por exemplo no máximo 30 ou 25 repetições e fadigam.

Com esse número de repetições comentado acima no texto, podemos dizer que estamos medindo força, entretanto , existem pessoas que conseguem executar ao longo de todo 1 minuto as flexões abdominais, ai sim, podemos caracterizar o teste de resistência, entretanto  existem pessoas extremamente condicionadas, que conseguem realizar os movimentos de flexão lombar da coluna vertebral de forma extremamente explosivo, ou seja, conseguem realizar as flexões abdominais extremante rápido. Então esses indivíduos que conseguem realizar as flexões de forma explosiva, vem a caracterizar um teste de potência abdominal, pois conseguem realizar essa flexão abdominal em alta velocidade. Então a classificação do teste dependerá muito da capacidade física do indivíduo executante, pois podemos caracteriza-lo como de força, resistência ou até mesmo potencia abdominal.

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O Treino em Foco, também já gravou um programa sobre o teste de Resistência Abdominal, aonde foi apresentado todo o protocolo do teste, como deve ser executado, e como deve ser executada a técnica do movimento.

Então seguidor não perca p vide de hoje as séries Performance em FOCO, e conheça o teste do SEMO, teste de força, potência ou resistência abdominal, e o teste dos 10 saltos sucessivos.