Fisiologia

Mitocôndrias – Aumento no tamanho, número e eficiência

Please log in or register to do it.
Mitocondria

         É sabido que o treinamento melhora a capacidade aeróbia do indivíduo elevando significativamente seu VO2 máx. Sabe-se também que o pressuposto fisiológico para tais ganhos está em função de modificações orgânicas (adaptações) que ocorrem no corpo, como com as Mitocôndrias.

         Na melhora da capacidade aeróbica vários processos fisiológicos deverão evoluir para permitir que o organismo consuma maior teor de oxigênio durante o exercício físico. Dentre as várias adaptações ocorridas as organelas mitocôndriais sofreram fortes modificações. As mitocôndrias “nunca são formadas de novo” e sim aumentam em seu número através do processo de bipartição no qual estas organelas dobram de massa e então se dividem ao meio a cada geração celular.

         Ao aumento de massa (aumento de tamanho) a capacidade das mitocôndrias de oxidar gorduras, glicose e proteínas fica potencializado, melhorando a produção oxidativa de energia aeróbia. Com a divisão sistemática das mitocôndrias o número destas aumenta na fibra muscular variando de 5 a 10 vezes mais (o que se chama de aumento da densidade mitocondrial) e com o maior número de mitocôndrias na célula muscular, maior a capacidade oxidativa do músculo, ou seja, maior potencial aeróbio muscular. Evidentemente, esse processo tem um determinismo genético através de fatores de estabilidade de RNA mensageiro, replicação e transcrição do DNA mitocondrial. Fatores de sinalização para aumento de tamanho e duplicação mitocondrial são Ca++, ATP e enzimas fortemente envolvidas na contração muscular. Com isso o aumento do desempenho das mitocôndrias também é observado em função do aumento enzimático oxidativo das mesmas quando em treinamento aeróbio (estimulação) prolongado.

         Portanto, a melhora da capacidade aeróbica se dá por várias adaptações que entre estas apresenta o número e tamanho das mitocôndrias aumentado além do desempenho enzimático destas melhorado.

Texto produzido pelo Prof. Dr. João Moura – Treino em Foco

CREF 07870-G/SC

Exercício de Remada - Pegada Pronada e Pegada Supinada
Dicas de Treino - Intervalo de Descanso entre Exercícios

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *