Flexibilidade – Alongamento x Flexionamento

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Vídeo

    Neste vídeo da série Fisiologia do Treino, o Professor João Moura explica as diferenças conceituais e fisiológicas do trabalho de alongamento e do trabalho de flexionamento. O Alongamento é indicado para quem busca manter os arcos de movimento que tem, já o flexionamento é indicado para quem deseja aumentar os arcos de movimento. Recentemente foi publicada em uma revista um artigo que gerou grande polêmica ao falar que alongar antes do treino tem efeito fisiológico de perda de força. O equívoco foi conceitual, pois nomearam alongamento um trabalho que tem os efeitos fisiológicos do flexionamento. Assista ao vídeo para entender um pouco mais sobre este tema.

4 comments on “Flexibilidade – Alongamento x Flexionamento

  1. Professor gostaria que o senhor tirasse uma dúvida em relação a um assunto polêmico. Qual a importância do alongamento antes do TRP ou de qualquer outra atividade?

  2. Professor primeiramente parabéns pelos vídeos, mas gostaria de saber a respeito de qual a função do alongamento antes de uma sessão de treino, seja TRP ou outra atividade? Já que também é um assunto polêmico se alongamentos antes da sessão de treino evita lesões? Abraço…

    • Olá Marcus Dalmo! Em nome da equipe agradeço por acompanhar o nosso trabalho.

      O alongamento (caracterizado por uma pequena sensação estiramento da fibra muscular) serve para colocar a fibra muscular no estágio natural de elasticidade da fibra. Esse tipo de trabalho antes de uma sessão de treino é plausível e não tem efeito negativo. Pode ser usado tanto no pré como no pós treino.

      Recentemente o Professor João Moura publicou em um dos nossos grupos no facebook um trabalho em que uma sessão de alongamento estático de 15 minutos pós um jogo de futebol (até mesmo para boleiros do final de semana pode ser vantajoso na recuperação muscular.

      Abraço!

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