Fisiologia do Treino

Biotipos Corporais – Endomorfo, Mesomorfo e Ectomorfo

Please log in or register to like posts.

     Muitos dos seguidores do TreinoemFOCO nos indagaram sobre os biotipos corporais, então preparamos este fisiologia do treino para exemplificar alguns destes biotipos. Confira.

Tempo de tensão muscular em exercícios unilaterais
Flexão de Braços sobre o Solo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Professor as pessoas confundem muito a questao de estatura associando a ser endo, ecto e mesoformos… A minha pergunta uma pessoa baixa sei la com 1,50 ou 1,60 cm pode se encaixar em qualquer um desses tres biotipos, pois existem muitos fatores que influenciam a constução do somatotipo ?Quas sao esse fatores que influenciam alem da altura , gordura e massa muscular ?

    • Uma pessoa baixa pode ser predominantemente ectomórfica, dependerá da sua relação com o peso, porém não é muito comum, o comum é pessoa alta com mais ectomorfia de predominância. Os cálculos são feitos a partir de perímetros, dobras cutâneas, diâmetros ósseos, estatura e massa corporal. Assim, estas são as variáveis influenciam.

      Abraço.

  2. Essas 3 formas de biotipo variam ao longo da vida…. Por exemplo: uma pessoa ectomorfo nunca será endomorfo, ou qualquer outra…??? Ou isso pode variar somente em relação às pessoas que tem mais de um componente visível, tipo: pessoas meso-endo, endo-meso….., aí sim, já que elas têm 2 componentes, então, já que se ela engordar, deixará de ser meso-endo para ser endo-meso???

    • Rafael, uma pessoa com somente um biotipo caracteristico é muito difícil de encontrar, na maior parte da população são “misturas” de biotipos. Assim, uma pessoa ectormórfica como principal componente pode transformar-se em mesomórfico ou endomórfico com principal característica biotípica. Eu mesmo tenho um primo que até seus 23 a 25 anos era extremamente ectomórfico, e hoje aos seus 35 anos a principal característica é a endomorfia… engordou tanto que modificou fortemente o biotipo.

      abraço e espero ter ajudado.