Qual o comportamento de alguns personais trainers durante a execução da série do aluno/cliente?

Durante a sessão de treino é muito comum observar personais trainers que conversam com o aluno/cliente durante a realização da série. Muitas vezes os assuntos conversados durante a série são totalmente desvinculados ao treinamento. Ou seja, é muito comum se ouvir conversar sobre futebol, politica, baladas, carros e até mesmo mulheres…heheheh.

Entendemos que esse cenário produza uma desconexão do aluno/cliente com o treinamento, isto é uma perda de foco na execução técnica do exercício, e consequentemente na sessão de treino como um todo. Com este comportamento o personal trainer poderá estar prejudicando o desempenho do seu aluno/cliente.

Conversar durante a série altera a ativação eletromiográfica?

Neste vídeo mostramos que sim. Ou seja, durante a execução onde se conversou sobre futebol, ocorreu uma queda na ativação eletromiográfica do tríceps de 29% em relação a execução focado no exercício.

Portanto, se pode entender que ao conversar com o aluno/cliente durante a execução de um exercício, se estará produzindo um menor acionamento muscular, e consequentemente um menor estresse sobre a musculatura alvo. Esse cenário, a longo prazo poderá prejudicar os ganhos almejados. Assim, foco durante o exercício é necessário para se produzir um bom estimulo no treino.

Mas, por que ocorreu um acionamento maior durante a execução com foco ou concentrado no exercício?

A hipótese que se pode levantar é que durante a execução com o foco no exercício, se pode ter potencializado a conexão mente músculo. Isto é, quando não se teve interferência externa a capacidade para realizar o foco interno foi potencializa, assim, repercutindo em um maior recrutamento e taxa de disparo das unidades motoras, o que por sua vez levou a maior ativação eletromiográfica.

Então, qual o comportamento que o personal trainer deverá ter durante a série?

Acreditamos que uma forma interessante, seja o personal trainer utilizar palavras de incentivo ao longo da série, para buscar motivar o aluno/cliente e “tirar” o melhor dele durante a série. Já assunto, não relacionados ao treinamento, acreditamos que deveria ser discutido nos intervalos entre as séries e exercícios, ou até mesmo após a sessão de treino.

Assim, de uma forma geral, entendemos que o aluno/cliente deverá estar focado, ou seja concentrado durante a execução das séries, para ter um melhor desempenho técnico e também de estresse muscular.