Eletromiografia

Como Ativar a Musculatura no Abdominal Clássico?

Please log in or register to do it.

O exercício denominado de curl up ou abdominal clássico, e uma das variações mais executadas para a musculatura abdominal, tanto por indivíduos iniciantes, intermediários e até mesmo avançados.

Mas como é possível aumentar a ativação do reto abdominal sem adicionar peso?

Como ao longo do tempo de treinamento se objetiva aumentar o grau de exigência muscular visando a evolução física, alterar as variáveis agudas de treinamento é necessário. Diante disso, uma estratégia para o exercício de abdominal clássico é realizar uma manipulação na amplitude de movimento.

Assim, para intensificar o trabalho do reto abdominal e manter uma ativação mais constante ao longo das repetições é reduzir a amplitude da fase excêntrica (extensão toracolombar), e manter a amplitude da fase concêntrica até um ponto em que o cliente comece a deslocar a região lombar do solo.

Mas por que reduzir a amplitude da fase excêntrica leva a maior ativação?

A justificativa é simples. Em virtude que o cliente não entra em ponto de descanso, isto é, em um ponto de alívio de carga, não há uma redução tão significativa no braço de momento da alavanca, torque resistivo e consequentemente muscular.

Qual a aplicação prática disso?

Portanto, se o personal trainer buscar intensificar o exercício ao longo das série, porém não queira adicionar quilagem, alterar posicionamento de membro superior ou algo neste sentido, uma estratégia poderá ser reduzir a amplitude da fase excêntrica.

Por outro lado, caso este trabalhando com um cliente iniciante na musculação e também no exercício e esteja ainda focando na técnica de execução, uma estratégia poderia ser permiti-lo entrar no ponto de descanso para proporcionar um carga de esforço, o que poderia lhe auxiliar para manter uma boa execução ao longo da série.

 

Rotação com barra nas costas é bom para oblíquos?
Como melhorar a técnica no pull up, Pusch up, Handstand e Dip?

O seu endereço de e-mail não será publicado.