Tamanho da bola na execução da prancha abdominal poderá alterar o grau de atividade muscular.
Por que o tamanho da bola pode alterar a exigência muscular?
A alteração do tamanho da bola parece estar vinculado ao grau de estabilidade gerado para a execução da prancha abdominal. Ou seja, quanto maior a bola, maior a área de contato com o corpo e solo, e consequentemente a estabilidade gerada para a execução do exercício. Por outro lado, quanto menor a bola, menor será o grau de estabilidade gerada, em virtude da menor área de contato com o corpo e solo.
No experimento desta vídeo aula observou-se que a bola maior proporcionar um maior acionamento muscular. No entanto, um ponto muito importante para salientar, é que a pressão, ou seja o quanto a bola está cheia é muito importante para determinar o grau de estabilidade gerada. Isto é, independentemente do tamanho da bola, se a mesma estiver mais vazia a área de contato principalmente com o solo será maior, o que levará a produção de uma maior estabilidade. Diante disso, o acionamento muscula poderá ser menor. Por outro lado, quanto mais cheia estiver a bola, menor será área de contato com o solo, o que levará a uma maior instabilidade e consequentemente maior necessidade de ação muscular para estabilizar o corpo.
Qual a aplicação prática desta vídeo aula?
Portanto, caso o personal trainer esteja introduzindo a execução do exercício de prancha com bola para o cliente, talvez seja interessante iniciar com uma bola que esteja mais vazia, ou seja com um diâmetro menor para que facilite a necessidade de estabilização.
Já com o progressão da condição física, talvez incluir a execução com uma bola maior e mais cheia seja interessante para produzir um maior grau de instabilidade e assim exigência muscular.
Todavia, caso o personal trainer não tenha opções de tamanho de bola, talvez uma estratégia interessante seria manipular a posição da mesma, isto é aumentando a distância da bola em relação a coluna vertebral, o que repercutirá em um aumento do braço de momento da alavanca e consequentemente da exigência muscular.
Alunos, analisem a vídeo aula!!