Prancha de forma dinâmica modifica a atividade eletromiográfica?

Please log in or register to like posts.
Vídeo

Tornar o exercício de prancha abdominal dinâmico pode ser uma estratégia para intensificar o trabalho muscular.

Como já é de conhecimento de todos, o exercício de prancha abdominal é amplamente executado nas salas de treinamento resistido com pesos. No entanto, existe uma variabilidade de formas de executar a mesma. Ou seja, pode-se executar com alteração de posicionamento de membros superiores, introdução do implemento bola em membros superiores ou inferiores, entre outras modificações já apresentadas nas vídeo aulas.

Entretanto, uma forma de variar, tornar o exercício de prancha abdominal dinâmico e também aumentar a intensidade de esforço muscular, é posicionar a bola suíça sobre os braços e com isso solicitar para que o cliente realize movimento de flexão e extensão do ombro.

Treino_em_foco_prancha_dinamica

Como realizar a prancha com bola suíça de forma dinâmica?

Para a execução desta variação de prancha, o cliente irá posicionar-se em quatro apoios com o seu membro superior posicionado sobre a bola suíça. Assim, realizará uma flexão do ombro distanciando a bola do corpo. Em seguida, realizará uma extensão do ombro aproximando a bola do corpo.

Ao realizar a flexão do ombro, e assim distanciar o implemento bola do corpo, o cliente estará aumento a distância do ponto de apoio em relação aos eixos de movimento (articulações da coluna vertebral). Assim, se estará produzindo um aumento no braço de momento da alavanca e consequentemente no torque resistivo e muscular produzido. Portanto, intensificando o trabalho muscular. Já ao realizar a extensão se estará proporcionando uma redução na distância entre o ponto de apoio e eixos articulares, o que proporcionará uma redução no braço de momento da alavanca e consequentemente no torque resistivo e muscular.

Treino_em_foco_prancha_dinamica

Como utilizar essa informação na prática?

Portanto, para proporcionar uma intensificação na trabalho muscular na prancha, uma estratégia é tornar este exercício dinâmico ao acoplar o implemento bola e com isso solicitar para que o cliente realize movimentos de flexão e extensão do ombro.

Entretanto, para o cliente que está iniciando na execução do exercício talvez uma estratégia interessante seja, orientar para que execute uma amplitude de flexão do ombro mais curta. Já ao observar evolução na condição física uma estratégia poderia ser aumentar a amplitude deste movimento, o que repercutirá em um aumento na alavanca e consequentemente no trabalho muscular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *