Prancha Abdominal – Mexer na bola suíça pode aumentar o trabalho do reto abdominal?

Please log in or register to like posts.
Vídeo

Manipular a bola suíça durante a execução da prancha abdominal pode ser uma estratégia para aumentar a atividade eletromiográfica

Nas ultimas vídeos aulas realizamos uma análise abrangente do exercício de prancha abdominal e suas variações. Assim, em resumo foi observado que ao introduzir o implemento bola ocorre uma aumento na atividade eletromiografica do reto abdominal e está se torna ainda maior ao posicionar a bola suíça nos membros superiores.

A principal justificativa para esse incremento na atividade eletromiográfica do reto abdominal ocorre em virtude da instabilidade gerada ao introduzir o implemento bola. Portanto, para produzir uma estabilização do corpo já ocorre um aumento na tensão dos músculos da parede abdominal.

Mas e se o personal trainer mexer ou bater na bola suíça enquanto o cliente permanece na posição da prancha abdominal?

Caso o personal trainer venha a realizar essa estratégia poderá esperar um aumento na atividade eletromiografica do reto abdominal. Novamente este comportamento parece ocorrer em virtude da produção de uma maior instabilidade, além da qual já é gerada pela bola suíça. Todavia, obviamente quanto maior for a intensidade de manipulação doa bola suíça, mais elevada será a instabilidade e também se poderá esperar maior atividade eletromiográfica.

Treino_em_foco_bater_na_bola_prancha_abdominal

Qual a aplicação prática disso?

Portanto, se o objetivo do personal trainer seja proporcionar um aumento na ação muscular dos músculos da parede abdominal, mas não queira elevar o tempo de treino do cliente, uma estratégia poderá ser realizar uma manipulação da bola suíça para intensificar o trabalho.

Diante disso, se pode ter um raciocínio lógica, por exemplo se é um cliente novo na execução desta variação de exercício, realiza-lo com uma manipulação menos intensa do implemento bola parece ser interessante. Já ao longo do tempo se caso for o objetivo aumentar a manipulação parece ser interessante, obviamente para intensificar o trabalho muscular.

Treino_em_foco_bater_na_bola_prancha_abdominal

Além disso, uma outro aplicação poderia ser a utilização de vários recursos técnicos para intensificar o trabalho muscular. Ou seja, orientar o cliente a realizar com um afastamento maior da bola em relação ao corpo, executando uma flexão do ombro, e também com maior intensidade de manipulação da bola. Certamente, essas estratégias produziram uma maior ação dos músculos da parede abdominal.

Alunos, analisem a vídeo aula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *