Prancha abdominal com bola – Posição dos pés altera ativação muscular?

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Vídeo

Juntar os pés aumenta a atividade eletromiográfica no prancha abdominal com bola.

Nas ultimas vídeos aulas ficou muito claro ao realizar a prancha abdominal com bola que a atividade do reto abdominal tem um aumento significativo em relação a execução da prancha clássica. Este comportamento parece ocorrer em virtude da maior instabilidade gerado ao adicionar o implemento bola suíça a execução da prancha. Um ponto importante a salientar é que esta atividade eletromiográfica passa a ser ainda maior quando se posiciona a bola nos membros superiores em relação aos inferiores.

Um outro fator que pode influencia no grau de dificuldade e consequentemente atividade eletromiográfica ao realizar um determinado exercício é a distância entre os membros que estão em contato com o solo. Ou seja, essa distância representa uma área de estabilidade para o corpo. Portanto, quanto menor a distância entre os membros em contato com o solo, menor será e estabilidade gerada. Por outro lado, quanto maior a distância, maior será e estabilidade corporal gerada.

Treino_em_foco_posição_pé_prancha_abdominal_com_bola

Diante disso, se realizar a prancha abdominal com bola suíça com os pés próximos ou afastados altera a atividade eletromiográfica?

Nesta vídeo aula realizamos um experimento ao qual o modelo permaneceu por cinco segundos na prancha com a bola suíça nos membros superiores com os pés afastados (aproximadamente da largura dos quadris) e pês unidos.

Em resumo, ao realizar a prancha abdominal com os pés unidos, ocorreu um aumento de 39% na atividade eletromiográfica do reto abdominal em comparação a execução com pés afastados.

Treino_em_foco_posição_pé_prancha_abdominal_com_bola

Então, qual a aplicação desta informação?

Diante disso, para proporcionar uma aumento na atividade eletromiográfica e assim a tensão muscular gerada no exercício em questão, uma estratégia poderia ser solicitar para que o cliente junte os pés durante a execução. No entanto, essa aproximação dos pés poderá ser realizada de forma abrupta ou até mesmo gradual.

Entendemos que para a segurança do exercício, essa estratégia poderá ser realizada de forma gradual, para que assim, se evite uma possível lesão ou qualquer outra intercorrência durante a execução do exercício. Porém, poderá ter clientes que mesmo realizando o aumento abrupto consiga conduzir de forma adequada e segura o exercício.

Alunos, analisem a vídeo aula!

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