Posição da bola nas mãos vs pés – O que produz maior ativação muscular?

Please log in or register to like posts.
Vídeo

Posicionar a bola nos pés na prancha abdominal parece não produzir maior atividade eletromiográfica do reto abdominal em relação as mãos.

Nas ultimas vídeos aulas estamos apresentando diferentes variações com na execução do exercício de prancha abdominal, com e sem utilização da bola suíça. De uma forma geral, ao introduzir a bola suíça na execução da prancha ocorre um aumento na instabilidade do exercício, o que leva a um aumento na atividade eletromiográfica dos músculos envolvidos, no caso do músculo que vem sendo analisado, o reto abdominal. Principalmente essa maior atividade muscular parece ocorre em virtude da necessidade de uma maior estabilização do corpo na execução.

Todavia, é também possível observar nas academias a execução com a posicionamento da bola na região de membros inferiores. Assim, uma dúvida que pode surgir é se ao posicionar a bola suíça nesta região também aumentaria a atividade eletromiográfica.

O que produz maior atividade eletromiográfica do reto abdominal, posicionar a bola nos membros superiores ou inferiores?

Ao testar essas duas variações observou-se que uma maior atividade eletromiográfica ao posicionar a bola sobre os membros superiores. Um ponto importante a salientar, é que ambas as execução com base instável proporcionou um maior atividade eletromiográfica em relação a execução estável.

Diante disso, qual a aplicação que se pode ter?

Pensando em um cliente que esteja iniciante na execução do exercício de prancha com base instável talvez iniciar posicionamento a bola em membros inferiores poderia ser uma lógica interessante. Além disso, para não proporcionar uma carga de esforço muito grande, talvez seria interessante posicionar os pés com um maior afastamento lateral sobre a bola. Assim, ao passar do tempo com a melhor na condição física do cliente, aproximar os pés poderia proporcionar uma maior instabilidade e portanto necessitar de uma maior ação e consequentemente exigência muscular.

Por outro lado, ao longo da progressão talvez seja interessante migrar a posição da bola dos membros inferiores para os superiores. Assim, a necessidade de estabilização será maior e consequentemente maior ação muscular será necessária. Portanto, realizando uma progressão na sobrecarga de treino.

Porém, pode ser que o personal trainer queira realizar uma aumento abrupto da carga de treino poderá migrar da execução com a base estável, diretamente para a execução com a base instável de maior exigência, que é a com a bola em membros superiores.

Alunos, analisem a vídeo aaula!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *