Biofotogrametria é um excelente método para realizar avaliação postural, pois proporciona ao avaliador quantificar as alterações ou desvios posturais de um indivíduo.

biofotogrametria_desvios_posturais_alterações_posturais_avaliação_postural

Existem algumas formas de realizar avaliações posturais. Pode-se realizar através da utilização de fio de prumo e, utilizando o aparelho simetrografo. Entretanto, essas duas metodologias de avaliação postural são subjetivas e qualitativas. Dessa forma, os desvios posturais são classificados de leve a intenso. Uma das grandes desvantagens da realização da avaliação postural com fio de prumo e simetrografia, é que o avaliador não consegue quantificar os desvios, tornando esse tipo de avaliação totalmente subjetiva, dependendo apenas da experiência do avaliador e, consequentemente podendo apresentar muita diferença no resultado da avaliação entre os avaliadores.

Para resolver esse problema da subjetividade na avaliação postural surgiu a biofotogrametria. Esse é um método que permite ao avaliador quantificar em graus as alterações ou desvios posturais de um indivíduo. Diante disso, se torna uma avaliação objetiva, ou seja, um desvio postural que é identificado por um avaliador será identificado da mesma forma por outro avaliador.

biofotogrametria_avaliação_postural_treino_em_foco_desvios_posturais_treino

Desvios Posturais essa é a nova série do Treino em Foco, em parceria com o Laboratório de Desempenho Humano da FURB (Universidade Regional de Blumenau).

Qual o objetivo da nova série Desvios Posturais?

Nesta série apresentaremos 30 programas, com o objetivo de apresentar para os seguidores do Treino em Foco o método de biofotogrametria para avaliação postural. Hoje abordaremos aspectos gerais da metodologia biofotogramétrica e, nos próximos programas apresentaremos como realmente conseguimos quantificar os desvios posturais utilizando a biofotogrametria.

Primeiramente descreveremos o que a fotogrametria

O que é fotogrametria?

A fotogrametria já existe a muito tempo e, significa fazer medidas de relevos de terrenos através de fotos, ou seja, realizar a topografia. Esse conhecimento é difundido principalmente na área de agronomia e engenharia civil, como já dito anteriormente para estudar e analisar terrenos e relevos.

Para realizar as imagens ou fotos dos terrenos são utilizados aviões, posteriormente são montados mosaicos e realizados um levantamento topográfico do terrenos através da análise fotogramétrica.

biofotogrametria_avaliação postural_treino_em_foco_desvios_posturais

Porém, o objetivo nessa série é trazer os princípios fotogramétricos para analise postural. Dessa forma, para isso surgiu o termo biofotogrametria.

O que significa biofotogrametria?

Biofotogrametria surgiu para trazer os conhecimentos fotogramétricos para a análise postural do ser humano. Dessa forma, bio significa vida fotogrametria, que nada mais é do que estudar algumas condicionantes do ser humano, no caso a estrutura postural. Isso gerou um grande avançado na avaliação postural.

biofotogrametria_desvios_posturais_treino_em_foco_avaliação_postural

Qual a grande vantagem de realizar a avaliação postural via biofotogrametria?

Uma grande vantagem da biofotogramétria é conseguir quantificar as alterações ou desvios posturais de um indivíduo. Pois até o surgimento da biofotogrametria as avaliações posturais eram realizadas utilizando apenas um fio de prumo, ou  avaliação através da simetrografia que também é uma forma importante de avaliação postural. Entretanto na avaliação atraves de fio de prumo e  simetrografia a avaliação postural é subjetiva, ou seja, é uma avaliação qualitativa.

Avaliação qualitativa significa que os desvios posturais não são transformados em números. Nesse tipo de avaliação os desvios são caracterizados ou classificados de leve a acentuados. È caracterizada como subjetiva porque é realizada visualmente pelo avaliador.

Já a biofotogrametria é objetiva e quantitativa, ou seja, os desvios ou alterações posturais são transformados em números. Não é subjetiva porque independentemente do avaliador, seguindo todos os protocolos para realizar a medida o resultado será o mesmo, ou seja, não ocorre subjetividade no processo de avaliação.

biofotogrametria_avaliação_postural_treino_em_foco_desvios_posturais_treino

Quais os livros que podem ser encontrados apresentando a biofotogrametria?

Na literatura podemos encontrar  livros que abordam o tema biofotogrametria. Um deles foi escrito pelo autor Geraldo Henrique Lopes Miranda que tem como título: Biofotogrametria para Fisioterapeutas. Embora ele direcione para os Fisioterapeutas, pode ser utilizado pelos profissionais das áreas de saúde que se importam com a avaliação postural, como os professores de educação física, para avaliar a postura de um cliente que inicia o treinamento ou para acompanhar a evolução postural em um programa prescrito para correção da postura.

Diante disso, podemos notar que a literatura na área de biofotogrametria é escassa. Diante disso, o professor João Moura está desenvolvendo um livro sobre biofotogrametria.

biofotogrametria_desvios_posturais_treino_em_foco_avaliação_postural

Como a biofotogrametria está sendo aplicada atualmente?

Atualmente a biofotogrametria está sendo utilizada na literatura cientifica para medir ângulos articulares similarmente o que se realiza com os aparelhos de goniômetro. Por exemplo a biofotogrametria é utilizada para verificar os ângulos de extensão da articulação do punho e, nos testes para medir a flexibilidade de cadeia posterior como no teste de sentar e alcançar. Diante disso, podemos notar que a biofotogrametria também é  utilizada para verificar os níveis de flexibilidade dos indivíduos através de fotos. Aonde é realizada uma foto no incio no teste (teste sentar e alcançar) e outro foto no final do teste na flexão máxima do tronco, coluna vertebral, e extensão dos membros superiores a frente.

biofotogrametria_treino_em_foco_avaliação_postural_desvios_posturais

Entretanto o maior uso da biofotogrametria é para análise angulares de alguns pontos corporais e, através disso verificar possíveis alterações ou desvios posturais. Para realizar essa analise postural é necessário identificar os pontos posturais de analise, que é o objetivo principal dessa nova série do Treino em Foco. Para que vocês seguidores qualificados consigam entender melhor a metodologia da biofotogrametria.

biofotogrametria_avaliação_postural_treino_em_foco_desvios_posturais_alteração

Quais os procedimentos para realizar a avaliação postural via biofotogrametria?

O processo básico é realizar a identificação através de anatomia palpatória e marcação de determinados pontos corporais (processos ósseos) com esferas de demarcação (bolinhas de isopor). Essas esferas de demarcação quando unidas por um seguimentos de reta dentro de um software (que será apresentado em vídeos aulas futuras) dará ao avaliador o grau de alinhamento, nivelamento ou assimetria de determinada região corporal do avaliado através de ângulos.

biofotogrametria_avaliação_postural_treino_em_foco_desvios_posturais_alteração

Qual o objetivo que o Treino em Foco quer no final da série Desvios Posturais?

É deixar vocês seguidores do Treino em Foco, capacitados para que consigam realizar uma análise postural global, ou seja, identificar os pontos posturais globais que são possíveis de serem identificados em vista anterior, posterior e lateral.

Então seguidor, não perca o primeiro vídeo da nova série do Treino em Foco sobre Desvios Posturais, e conheça a avaliação postural via biofotogrametria.